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Especial Aniversário – Rodovias que cortam guarulhos têm investimento pesado no trecho viário

Recuperação completa do Corredor Ayrton Senna/ Carvalho Pinto deve terminar em 2013

As concessionárias que administram importantes trechos das principais rodovias que cortam a cidade, também têm grandes projetos de infraestrutura e melhoria na qualidade das vias.

A Ecopistas, empresa responsável pela administração do Corredor Ayrton Senna/Carvalho Pinto, recuperou, desde 2009, 300 quilômetros de faixa de rolamento e, ao final deste ano, 400 quilômetros terão sido recuperados. A previsão da concessionária é de que 100% da rodovia Ayrton Senna esteja recuperado até julho de 2012 e de todo o Corredor Ayrton Senna/Carvalho Pinto, em julho de 2013.

Além do pavimento, passarelas existentes nas rodovias Ayrton Senna e Hélio Smidt, também deverão passar por melhorias no próximo ano, além de receberem 1.800 metros de telas embaixo delas com o objetivo de inibir a travessia de pedestres na rodovia.

A Ayrton Senna ainda deverá receber várias outras obras no trecho de Guarulhos. De acordo com a Ecopistas, serão implantadas pistas marginais na rodovia, que contemplarão os dois sentidos da estrada. As novas pistas serão instaladas entre os quilômetros 11,7 e 26 na região entre São Paulo e Guarulhos, no sentido Interior, e entre os quilômetros 26 e 19, em Guarulhos, no sentido Capital.

Ainda haverá intervenções no Trevo dos Pimentas, localizado na altura do quilômetros 26. A obra prevê a readequação viária do trevo e a construção de um novo viaduto.

Em agosto deste ano, a concessionária concluiu as obras de ampliação da rodovia Hélio Smidt, no sentido Aeroporto Internacional de Guarulhos/São Paulo, aumentando a capacidade de veículos que trafegam pelo local e 3 mil para 4.500 por hora.

A obra de ampliação, que recebeu investimento de cerca de R$ 5,1 milhões, serviu para amenizar os problemas de tráfego nos dois sentidos da rodovia Ayrton Senna, causados pelos constantes congestionamentos registrados nos acessos à Avenida Monteiro Lobato, em Guarulhos, e à rodovia Presidente Dutra.

Dutra planeja alargamento da via para manter média baixa em número de acidentes

Em novembro, a Fundação Dom Cabral (FDC) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) apresentaram os resultados de uma pesquisa de utilidade pública que relaciona os acidentes nas estradas brasileiras com aspectos comportamentais do motorista.

Conforme o estudo a rodovia Presidente Dutra apresentou 0,49 acidentes com mortes ficando na nona colocação entre as dez mais violentas do país – sendo que a média nacional, segundo a pesquisa, é de 1,20 acidentes com mortes.

Pensando em minimizar mais ainda este resultado, a concessionária CCR NovaDutra, planeja o alargamento do Viaduto Sarraceni, km 225,1, na pista sentido São Paulo; a construção de passarela no km 206,7 e a implantação de pistas marginais entre km 216,5 e km 222,1 no sentido São Paulo.

Já para o início do ano haverá a recuperação, reforço e alargamento do Viaduto Sarraceni, km 225,180, pista sentido Rio de Janeiro; implantação da alça de retorno à avenida Santos Dumont, km 217 da Via Dutra; e a implantação de pistas marginais entre km 212 e km 216,5, pista sentido São Paulo.

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