O Governo do Estado está analisando um projeto que permitirá a ligação do Aeroporto Internacional de Guarulhos à capital paulista por meio de um sistema hidroviário pelo rio Tietê. Segundo a proposta, o transporte será realizado através de uma embarcação híbrida e seria a solução economicamente mais barata e mais viável para os problemas de trânsito entre as duas cidades.
No entanto, o trecho que passará em Guarulhos, até a chegada no aeroporto, poderá ser realizado por meio de um sistema de vans. Mas, se os estudos comprovarem que rio Baquirivu poderá ser navegável, este manancial segue como alternativa até o Tietê. De acordo com a Secretaria Estadual de Logística e Transportes, o projeto ainda está em fase preliminar e será detalhado nas próximas etapas.
O plano permitirá que as pessoas que saem do aeroporto passarão por importantes estações paulistanas, como Anhembi, Cebolão, Alphaville, Pinheiros, Vila Olímpia, Cidade Universitária, entre outras. Para que a proposta saia do papel até a Copa do Mundo de 2014, como era o estipulado pelo governo, é necessário interesse da iniciativa privada para administrá-lo, além de um saldo positivo nas contas públicas.