Saúde

Estado começa campanha para doação de sangue no fim de ano

Época do ano é uma das que apresenta maior baixa nos estoques

Durante esta semana, a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo promove uma ação para garantir a manutenção dos estoques de sangue durante o fim de ano. De acordo com especialistas, o período é considerado o mais crítico em relação à falta do material, quando a queda de doadores chega a 30%. As ações terão início na terça-feira 29.  

Na manhã desta terça-feira, o governador do Estado, Geraldo Alckmin e a primeira dama Lu Alckmin, acompanhados do secretário de Saúde, Giovanni Guido Cerri, estiveram entre os voluntários no posto do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Os postos de coleta vinculados ao SUS recebem cerca de 75 mil voluntários por mês, número que costuma apresentar queda em julho, dezembro e janeiro.

Para doar, basta ter entre 16 e 67 anos, pesar mais de 50 quilos e apresentar documentação de identidade original. O doador deve estar em boas condições de saúde, ter dormido pelo menos seis horas na noite anterior e ter boa alimentação. Alimentos gordurosos não devem ser consumidos até quatro horas antes da coleta, tampouco bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores. Voluntários que tiveram hepatite após 10 anos de idade, usuários de drogas injetáveis e portadores de hepatite B, C ou Aids não devem doar.

Os endereços dos postos de coleta estão disponíveis no endereço: www.saude.sp.gov.br/doesangue.

Posso ajudar?