Saúde

Estado confirma início da vacinação de adolescentes em 18 de agosto

Um dia após suspender o calendário de vacinação para adolescentes, alegando que as doses enviadas pelo Ministério da Saúde seriam insuficientes para a campanha, o governador João Dória afirmou que vai manter a programação anterior e iniciar a imunização do público no próximo dia 18.

“Há um déficit de 228 mil doses desta vacina que deverá ser incorporado na proporcionalidade para uso da vacinação aqui em São Paulo”, afirmou Doria, em visita à cidade de Jundiaí.

“Isso não altera o calendário de vacinação, tão pouco de adolescentes, que continua programado para 18 de agosto. Começaremos a vacinar em todo o estado de São Paulo jovens na faixa de 17 e 16 anos. Faremos por etapas e por faixas etárias para evitar aglomerações e para facilitar a ordenação da própria população e o planejamento vacinal dos municípios, dos profissionais de saúde e dos próprios jovens”, acrescentou.

Inicialmente, apenas adolescentes com comorbidades e idade entre 12 e 17 anos serão contemplados. A partir do dia 30 de agosto, o público geral desta faixa etária seria imunizado. A vacina da Pfizer é a única autorizada pela Anvisa a atender tal público. “O secretário Jean Gorinchteyn está em Brasília com uma reunião com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, com objetivo de reestabelecer o equilíbrio e a proporcionalidade na distribuição das vacinas para São Paulo, sobretudo para as da Pfizer”, finalizou o governador.

Posso ajudar?