Saúde

Guarulhos tem a menor média de novos casos de Covid-19 por dia desde início de dezembro

Guarulhos vem dia após dia colecionando índices positivos em relação ao avanço da Covid-19 na cidade. Nesta segunda-feira 9 de agosto, a média móvel diária de novos casos da doença foi a mais baixa registrada desde 11 de dezembro, com 56 registros por dia. 

 Os números são do Seade, sistema que atualiza a evolução da pandemia baseados no banco de dados do Governo do Estado. Segundo o serviço, o município registrou até hoje 61.072 casos da doença, sendo 27.979 no ano passado e outros 34.093 em 2021.  

Também em óbitos decorrentes do novo coronavírus, as médias móveis apresentam baixas expressivas neste momento. Nesta segunda-feira, está em 4,43 óbitos por dia, menor índice registrado desde 3 de fevereiro, quando foi de 3,57 por dia. Nos últimos 14 dias, período que os epidemiologistas utilizam para avaliar o avanço da doença, a queda na média móvel de mortes é de 54,5%, o que indica declínio da doença em Guarulhos. 

Desde fevereiro, Guarulhos – assim como ocorreu em todo o país – sofreu com a segunda onda do novo coronavírus, que teve os piores números nos meses de março e abril. No dia 14 de abril, a cidade registou o pico de mortes, com a média de 37,86 ao dia. Em novos casos, o auge ocorreu em 17 do mesmo mês, com 423 por dia. A partir de então, as médias começaram a cair ao longo de maio e junho. Em julho, a queda foi mais marcante começando agosto em baixa.