Dos 2.193 agentes de organização escolar que começa a ser chamados nesta terça-feira pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo para preencher vagas na Região Metropolitana de São Paulo, 105 serão destinados a Guarulhos. No Estado, são mais 5.645 mil agentes de organização escolar para escolha de vagas. Os nomes foram divulgados na edição da última terça-feira (7) no Diário Oficial do Estado. Os profissionais foram aprovados no concurso realizado em 2012 e agora devem comparecer à diretoria regional de ensino em que estão inscritos.
Para efetivar a escolha, é preciso apresentar RG e CPF, além de endereço de e-mail para receber atualizações. Inicialmente, o certame ofertava 9.932 vagas. Desde o ano passado foram autorizados novos cargos, que totalizam 25.965 mil agentes nomeados – número 261% superior à previsão inicial.
Atualmente, os agentes de organização escolar têm salários mensais de R$ 971,78 para uma jornada de 40 horas semanais. Com a evolução por faixas e níveis, o salário poderá chegar a R$ 2.373,71. Entre as funções desses profissionais está a de controlar a movimentação dos estudantes nas dependências da escola e auxiliar a manutenção da disciplina geral.
"O agente de organização tem um papel indispensável dentro das escolas, eles são os olhos e ouvidos dos gestores nas unidades escolares. Este ano, de maneira inédita, implantamos a promoção salarial para o quadro de apoio escolar. No caso dos agentes de organização, o aumento pode chegar a 35%", afirma o secretário da Educação, professor Herman Voorwald.
Prova de valorização
Assim como os professores da rede estadual, os funcionários de apoio têm à disposição três opções de aumento salarial. O primeiro deles é o reajuste concedido anualmente pela Pasta que, este ano, somou 45% em quatro anos. A segunda forma é a aceleração por faixas por meio da prova de valorização pelo mérito. E por fim, a terceira, a progressão por desempenho.