O Governo Estadual pode vir a aumentar o número de atendidos em Guarulhos pelos programas Renda Cidadã e Ação Jovem. Ao todo, devem ser 4.830 novos beneficiários. É o que informou na segunda-feira, 27, ao Guarulhos Hoje o secretário municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Ulisses Correia.
Para ele, a principal proposta da cidade é ampliar os programas desenvolvidos em convênio com o Estado. O Renda Cidadã – programa de transferência de renda que beneficia famílias com renda mensal per capita de até meio salário mínimo – passaria a atender três mil famílias a mais, passando de seis mil para nove mil beneficiários.
No caso do Ação Jovem, que tem por objetivo promover a inclusão social de jovens, mediante a transferência de renda, com apoio financeiro temporário para estimular a conclusão da escolaridade básica, o número de atendidos pode passar de 1.170 para três mil beneficiários.
Plano Estadual – Embora não tenha estipulado prazos para que as mudanças ocorram na cidade, o secretário comentou que a reunião, realizada no último dia 23, com o Governo do Estado se deu para compor o Plano Estadual de Assistência Social do ano que vem, com demandas municipais. "É uma oportunidade de aumentar o diálogo, expor dificuldades do município e garantir eficácia das políticas públicas" disse Ulisses.
Entre esta terça e quarta devem ocorrer novas reuniões em outras cidades, sendo que o encerramento se dará em Santos, na quinta-feira. De acordo com a assessoria de imprensa da Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social, o Plano Estadual deve ficar pronto até o fim de novembro deste ano. O documento deve apontar todo o trabalho que será desenvolvimento a partir das demandas municipais.