O evento da esquerda para celebrar o Dia do Trabalhador em São Paulo, comandado por Lula, não foi exatamente o show de arrebentar que ele e seus apoiadores esperavam. Em vez disso, foi mais parecido com um comício de pré-candidato a vereador do interior. A baixa adesão do público deu o tom, mostrando que mesmo com a presença de políticos do alto escalão da esquerda, a empolgação política estava em falta.
No discurso realizado no estacionamento do estádio do Corinthians, em Itaquera, Lula tentou minimizar, mas ainda assim expressou seu desconforto com a mobilização para o evento. Segundo o presidente, a convocação para o ato não foi realizada de forma adequada, o que contribuiu para a redução do público. Mas a verdade é que nem mesmo a presença de figurões da esquerda, como ministros e políticos populares, conseguiu atrair uma multidão. O financiamento do evento, com dinheiro da Lei Rouanet e até da Petrobras, só adicionou mais um ponto de interrogação na cabeça dos cidadãos sobre seu propósito e eficácia.
Já a situação dos pré-candidatos da esquerda em Guarulhos, que buscam incansavelmente migalhas de atenção de Lula, foi tão constrangedora como o público presente, visto que os partidos progressistas estavam ocupados no palco de Itaquera brigando entre si. Os ex-aliados Eloi Pietá e Alencar Santana, ambos de olho no Executivo guarulhense, estavam lá, e não deixaram de lado suas diferenças.
Apesar de estar no Solidariedade, se unindo ao ex-prefeito Sebastião Almeida, Pietá afirmou que segue apoiando o governo Lula.
Elói e Lula posam para foto em evento do PT / FOTO: Divulgação Elói Pietá
A poucos metros estava Alencar, nome oficialmente lançado pelos petistas. Ambos não se encontraram. “Elói foi para a direita, sou o único candidato de esquerda na cidade”, afirmou Braga. Pietá nega e diz que sua coligação inclui, além de seu próprio partido, Rede, MDB e União Brasil, indo da centro-direita à centro-esquerda. “É uma aliança que dialoga tanto com o governo Lula quanto com o governo Tarcísio de Freitas”, disse.
Elói fez fotos ao lado de Lula. Alencar contra-atacou. Em post nas redes sociais, soltou: “CUIDADO!!! Candidato de Lula em Guarulhos só tem um.”
Foto: Divulgação redes sociais @alencarbraga13