Saúde

Ex-coordenador do combate ao coronavírus, médico David Uip assume secretaria em São Paulo

Foto: Govesp

O Estado nomeou nesta quinta-feira (12) o médico infectologista David Uip como secretário de Ciência, Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde. Ele será responsável por integrar as ações de vigilância epidemiológica, assistência, pesquisa, ensino e produção de novas vacinas e de medicamentos para combate a doenças infecciosas. O decreto com a nomeação será publicado na sexta-feira (13), no Diário Oficial do Estado.

O Comitê Científico, que prestou aconselhamento às decisões tomadas pelo Governo de São Paulo durante a pandemia da COVID-19, também fica incorporado à nova estrutura, e será ampliado, com o objetivo de desenvolver políticas públicas em vigilância epidemiológica e de saúde do Estado. Com essa nova estrutura será possível alinhar os protocolos de vigilância, assistência, prospecção de novas vacinas, produção de medicamentos e parceria com outras instituições na área de pesquisa e ensino – público e privado.

“Teremos uma rede estratégica de soluções em saúde que permitirá a otimização de instituições de reconhecida excelência, mas que hoje possuem atuação isolada e sem coordenação única contra pandemias, epidemias e combate às doenças infecciosas. Isso permitirá oferecer vigilância de alta performance, aliada a uma rede de pesquisa e de laboratórios de saúde pública, ensino e produção de medicamentos e vacinas que proporcione a disseminação das melhores práticas. Ciência e prática se unem em benefício da população”, declarou David Uip.

Segundo Uip, a vinculação do Butantan a esse novo formato permitirá soluções em vigilância epidemiológica, diagnósticos laboratoriais em saúde pública e privada, apoio aos municípios e suporte à pesquisa e ensino na área de combate às epidemias.