Saúde

Guarulhos já aplicou mais de 3 milhões de doses da vacina contra o coronavírus

Nesta quinta-feira (12), data em que é celebrado o Dia Internacional da Enfermagem e o Dia do Enfermeiro, Guarulhos também comemora a aplicação de três milhões de doses da vacina contra a covid-19, feito que só foi possível devido ao trabalho e dedicação desses essenciais profissionais da rede pública de saúde do município.

A vacinação teve início no dia 20 de janeiro de 2021, quando o técnico de enfermagem do Hospital Municipal de Urgências (HMU) Bruno Batista Pereira, de 37 anos, recebeu a primeira dose contra a covid-19 e hoje, 477 dias depois, o município atingiu a marca de três milhões de vacinas aplicadas. No total são 3.000.211 doses administradas, sendo 1.177.173 primeiras doses, 1.089.500 da segunda aplicação, 693.080 da terceira e quarta doses e 40.458 doses únicas. Os dados são do sistema Vacivida, do governo do Estado de São Paulo, atualizados às 10h01 desta quinta-feira.

Ao todo a Secretaria Municipal da Saúde conta com 2.188 profissionais de enfermagem, sendo 412 enfermeiros e 1.776 auxiliares e técnicos de enfermagem. Eles atuam na atenção primária, ou seja, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), bem como na atenção especializada, em serviços como o Cemeg, o Ceresi e o Caps, e na atenção às redes de urgência e emergência, que abrangem as UPAs, os PAs e os hospitais.

Fundamentais no cuidado com os pacientes, os profissionais da enfermagem se mostraram ainda mais essenciais durante o combate à pandemia de covid-19. “Eles atuaram no acolhimento e no tratamento dos pacientes, muitas vezes com medo, arriscando a própria vida pelas nossas, e foram ainda mais cruciais para o controle da transmissão do vírus e a proteção das pessoas contra a forma grave da doença, vacinando o maior número de pessoas possível, mesmo estando extremamente exaustos”, afirma Merilin Vieira de Oliveira Alencar, chefe da Divisão de Planejamento de Enfermagem da Secretaria da Saúde.

As campanhas de vacinação são realizadas pelo Departamento de Assistência Integral à Saúde com o apoio e diretrizes do Departamento de Vigilância em Saúde e de outros trabalhadores da Prefeitura de Guarulhos, que garantem, por exemplo, a entrega das doses nas UBS e o lançamento das mesmas no sistema de informação. “Se conseguimos chegar aonde chegamos foi graças ao time competente que temos, somado ao esforço e à dedicação de cada um desses profissionais que estão na ponta do atendimento, esses heróis e heroínas de branco”, disse o secretário da Saúde, Ricardo Rui.

IV Encontro dos Enfermeiros, Auxiliares e Técnicos de Enfermagem

Neste ano será realizada a quarta edição do Encontro dos Enfermeiros, Auxiliares e Técnicos de Enfermagem nos dias 18 e 24 de maio no Centro Municipal de Educação Adamastor. O evento, que também ocorre em comemoração ao Dia dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem, celebrado no próximo dia 20, terá temática motivacional e reflexiva, além do lançamento do Protocolo Municipal de Feridas e Curativos.