Cidades

Expansão da Linha 13 até o Bonsucesso continua nos planos do Estado, mas sem previsão de entrega

Em visita a Guarulhos, na última terça-feira, 31/8, o secretário estadual de Transportes, Alexandre Baldy, confirmou que ainda existe o planejamento de levar a Linha 13 – Jade, que hoje termina na Estação Aeroporto, até o bairro de Bonsucesso, no extremo da cidade.

“É uma previsão. Esses projetos foram iniciados, mas os investimentos ainda não estão valorados. Portanto, há expectativa de ser realizado. A gente tem esse planejamento, mas não vai fazer nesse momento”, afirmou Baldy.
A última previsão, divulgada em 2019, incluía a entrega das novas estações São João, Presidente Dutra e Bonsucesso em 2024, o que não vai se confirmar. A expansão acrescentaria uma demanda de mais de 200 mil usuários por dia ao sistema ferroviário, segundo estimativa da CPTM.

“Primeiro nós realizamos os investimentos que são necessários pra ela ser uma linha eficiente pra quem usa hoje. Quanto mais longevo a gente for com uma linha exclusiva, menos tempo a gente vai oferecer pra quem sai daqui chegar ao Centro na linha existente”, completou Baldy.

Monotrilho

Com previsão de entrega no final de 2023, o monotrilho ligará o usuário do aeroporto à Linha Jade da CPTM. O projeto custará cerca de R$ 145 milhões, que serão retirados da outorga paga pela concessionária GRU Airport. A previsão é que ainda neste ano as obras sejam iniciadas.

O monotrilho promete ligar a Linha 13 – Jade da CPTM aos terminais de embarque do aeroporto. Atualmente, o usuário do transporte sobre trilhos precisa tomar um ônibus, cedido pela concessionária, para completar o trajeto.