Cidades

Experimenta Saúde promove inovação e tecnologia

Mais de mil pessoas entre pesquisadores, estudantes, empreendedores, profissionais da saúde e participaram das diversas atividades oferecidas durante o Experimenta Saúde, no Adamastor, neste final de semana. O prefeito Guti participou da abertura do evento, na sexta-feira (7), quando parabenizou e agradeceu os realizadores, citando também a importância da união de forças para solucionar a grave situação em que se encontra a saúde em Guarulhos. “Uma cabeça sozinha não vai resolver. Precisamos de toda nossa equipe e também do morador, aquele que sente o dia a dia e tem condição de falar o que precisa ser mudado”, afirmou.
 
Organizado pela Secretaria de Desenvolvimento Científico, Econômico, Tecnológico e de Inovação (SDCETI), com o apoio da Secretaria de Saúde, o evento proporcionou desde serviços básicos de saúde, como orientação em variadas especialidades, até experimentos tecnológicos com operação de impressora 3D e um hackatHon (maratona de programação).
 
"A nossa avaliação geral compreende o Experimenta Saúde como um divisor de águas em Guarulhos, em se tratando de incentivo público ao desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação", comentou o secretário da SDCETI Rodrigo Barros.
 
No sábado (8), o público teve à disposição uma série de palestras com renomados especialistas em saúde e inovação. Também foram realizadas oficinas de robótica, modelagem 3D, além de atendimento em psicologia, nutrição, fisioterapia, oftalmologia e serviços como massagem e técnicas de primeiros socorros.
 
Os irmãos Laerte Reis e Douglas Reis, diretores da Fábrica de Nerds, que realizou oficinas com modelagem e impressão 3D, avaliaram que o Experimenta Saúde colaborou para a inclusão digital e tecnológica. "Recebemos diversas pessoas que jamais tiveram qualquer acesso a essa tecnologias, entre elas uma artista plástica que poderá revolucionar seu trabalho", comentou.
 
 
 
Hackaton
 
Durante o Experimenta Saúde mais de uma dezena de equipes formadas por programadores, designers, cientistas da computação, engenheiros e empreendedores realizaram um hackathon (maratona de programação).
 
Focados no desenvolvimento de soluções tecnológicas aplicáveis à saúde, como aplicativos e softwares, os grupos apresentaram propostas que terão a viabilidade avaliada por uma comissão.
 
"É possível afirmar que tivemos muitas ideias excelentes e agora iremos trabalhar em conjunto para torná-las soluções práticas. O mais bacana disso tudo foi mostrar à população que a tecnologia e a inovação estão ao alcance das pessoas", comenta o diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação Danton Coelho.

Posso ajudar?