A indústria de hastes flexíveis, localizada na Chácara Cabuçu, onde uma caldeira explodiu na manhã desta quinta-feira, deixando cinco funcionários feridos, estava com a Licença de Funcionamento vencida, segundo apurou o GuarulhosWeb.
Residências vizinhas teriam sido atingidas pela tampa da caldeira que foi arremessada para fora do estabelecimento. O Corpo de Bombeiros foi chamado para socorrer as vítimas.
O acidente teria acontecido por volta das 9h50. Segundo testemunhas, a explosão teria assustado os moradores da região que foram até o local e acabaram se unido aos funcionários para ajudar no socorro das vítimas.
As primeiras informações no local seriam de que um funcionário teve 18% do corpo queimado e outro teve ferimentos nas mãos e cabeça. A empresa teria encerrado suas atividades após a explosão.
O proprietário da empresa, Edmilson Cavalcante, explicou ao GuarulhosWeb que os funcionários foram socorridos e estão recebendo todo o suporte da empresa, assim como uma única casa que teria sofrido avarias. Sobre a documentação da empresa para o funcionamento, o proprietário afirma que está em situação regular e foi vistoriada pelo Corpo de Bombeiros. A causa do acidente ainda não foi identificada, uma perícia foi realizada durante a tarde.
No entanto, o GuarulhosWeb apurou junto ao site da Prefeitura que a empresa, que teve a licença de funcionamento emitida em dezembro de 2012, não teve a autorização renovada no ano passado. Neste ano, um novo processo foi iniciado, mas a última movimentação ocorreu em agosto, quando foi solicitado ao setor competente um estudo sobre a geração de polo de tráfego no local e hoje ela se encontra sem a Licença de Funcionamento, que é concedida pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano.
A Defesa Civil foi acionada pelo Corpo de Bombeiros, por volta das 10h45, para uma ocorrência de explosão de caldeira no bairro Chácara Cabuçu. A coordenadoria enviou ao local uma assistente social para prestar atendimento humanitário. Um engenheiro da Defesa Civil foi até a região e constatou que a explosão afetou três residências vizinhas. A mais afetada foi atingida pela tampa da caldeira. Esta casa foi notificada e a família, cinco pessoas, já foi alojada na casa de familiares.