Cidades

Famílias da Hatsuta são transferidas para o Ginásio Thomeozão provisoriamente

Nesta sexta acontece reunião para definir intervenções na favela e verificar situação dos desabrigados

As 25 famílias da comunidade Hatsuta, que passaram a noite de quarta-feira no dormitório emergencial montado no ginásio de esportes do Parque Cecap foram transferidas, na manhã desta quinta-feira, para um abrigo provisório no Ginásio Thomeozão, no Bom Clima.

Desde a última terça-feira, quando a Hatsuta foi atingida por um incêndio que destruiu 52 barracos, as famílias, que não tiveram como ir para casa de amigos e parentes, dependem do auxílio da Prefeitura tanto para a alimentação, como para a higiene pessoal.

Este é o caso do segurança Claudinei Amaro Barbosa, 36 anos, que só conseguiu salvar os documentos e uma televisão. Ele, a esposa e quatro filhos não têm outra opção de moradia. "Na Hatsuta não havia condições dignas de habitação, tínhamos que conviver com ratazanas. Mas também é desconfortável depender da boa vontade dos outros", comenta o segurança.

A esposa de Barbosa, Helena Alves Ferreira, 25, considera que a mudança de abrigo foi positiva, porque o ginásio do Parque Cecap era muito quente. "Pelo menos no Thomeozão está mais fresquinho". No entanto, Helena lamenta a situação de descaso que a comunidade da Hatsuta teve até agora. "Só espero não mofar aqui dentro deste lugar, e que as autoridades definam logo para onde iremos, porque desde o ano passado fizemos um cadastro de moradia social e ninguém nos informou de nada durante todo esse tempo".

As famílias, que compreendem cerca de 80 pessoas, estão sendo atendidas com quatro refeições (café da manhã, almoço, jantar e ceia), roupas, banho, produtos de higiene pessoal, colchões e roupas de cama.

Nesta quarta-feira, a Prefeitura fez um levantamento de dados sobre as pessoas que moram no local para verificar a situação e nortear as próximas ações. Em relação aos moradores já cadastrados da comunidade Hatsuta, eles serão contemplados com unidades habitacionais, que já estão em fase inicial de construção no bairro do Lavras.

E na área afetada pelo incêndio, a Prefeitura implementará um projeto de paisagismo. Hoje, será realizada uma reunião às 15h, no Paço Municipal, para definir as próximas ações a serem feitas.

Posso ajudar?