Cidades

Fiéis arrecadam recursos para reformas na Catedral de Guarulhos

Marco da história do município, a Catedral Nossa Senhora da Conceição dos Guarulhos, popularmente conhecida como Matriz, precisa de reformas e ajustes em diversos pontos do tempo. Para evitar problemas maiores, fiéis angariam doações para a realização das melhorias.

A igreja passa por uma série de ajustes desde 2009, dentre eles substituição do telhado e das lâmpadas, instalação do forro e de cinco sanitários. Entretanto, ainda é preciso recuperar o altar “A manutenção ordinária de uma construção desse porte e muito antiga é muito dispendiosa. As pessoas que frequentam a Igreja Catedral acompanham a realização dessas obras e se alegram pelas conquistas”, relata Antônio Bosco, pároco desde 2009.

Para o trabalho, é preciso selecionar profissionais de qualidade, pois a construção é do século XVIII e as feridas do tempo – e pelos cupins – são evidentes. A manutenção tem como objetivo restaurar cores originais, mas é preciso retirar as tintas sobrepostas com cautela para não provocar danos ao prédio.

Matriz já passou por reformas importantes durante as últimas décadas / Divulgação

“A maior dificuldade hoje é a preservação do exterior da igreja. Temos pessoas de boa vontade que querem contribuir para a pintura externa, porém a gente pinta em uma dia e no outro começam as pichações. Por isso optamos por reformar o interior e restaurar o necessário. O povo de Deus tem vibrado e se alegrado com essas melhorias, mas o mais importante é a Igreja viva que se reúne todos os dias”, acrescenta.

30 anos dedicados ao sacerdócio

“Ali era uma chácara que meu tio cuidava, e havia várias casas de moradores. Era um lugar muito lindo, com fontes de água e árvores frutíferas”, define padre Bosco sobre sua infância em um espaço que morou no Vila Rio, próximo ao atual Shopping Maia. Ele morou cerca de sete anos naquele local, logo após a família desembarcar da Paraíba, onde nasceu em 1967, precisamente no município de Salgado de São Félix.

A família enfrentava dificuldades. A mãe não podia exercer o ofício de professora e o pai trabalhava na construção civil. Ainda criança, frequentava a Igreja de Santa Mena e ia de charrete com a família ao Centro para os eventos na Matriz.

Aos 17 anos, Bosco entrou no seminário e posteriormente entrou para a faculdade de filosofia. Voltou para Guarulhos no final dos anos 80 e continuou sua formação, incluindo um curso de teologia e a pós-graduação em teologia bíblica. Em fevereiro de 1993 entrou para o sacerdócio e, antes da transferência para a Catedral, em 2009, esteve no Santuário São Judas Tadeu, na região do Gopoúva.

Como ajudar?

É possível contribuir com qualquer quantia para as melhorias da igreja. Basta realizar um PIX para o CNPJ 51.266.203.0002-46, em nome de Mitra diocesana de Guarulhos.

Posso ajudar?