Esportes

Flamengo se prepara para o Paulistão com técnico com três acessos e 13 contratações

O Flamengo estreia na Quarta Divisão do Paulista contra o Mauá, no próximo domingo, 07/04, a partir das 10h, no Estádio Antônio Soares de Oliveira, no Jardim Tranquilidade. 
 
Para tentar subir à Terceira Divisão (Série A3), o Corvo conta com 13 contratações de novos jogadores (leia mais abaixo) e o técnico João Batista, que faz seu primeiro trabalho pelo clube, mas conhece como poucos o Estadual. Afinal, já conseguiu três acessos da Quarta Divisão para a A3. 
 
“Subi com Guaçuano, Osvaldo Cruz e Itapirense. Na Série A3, também fiz alguns trabalhos em que quase subi com os clubes que comandei. Estou bastante preparado e familiarizado com a Quarta Divisão e com jogadores jovens. Agora é um novo desafio no Flamengo”, disse Batista em entrevista ao GuarulhosWeb
 
O treinador comentou que a última semana antes da estreia é a mais importante da preparação. “Além da parte física e técnica, precisamos ver o emocional dos atletas, que são jovens [o campeonato só aceita jogadores de até 23 anos], e tirar um pouco da ansiedade. Então passamos a limpo tudo o que fizemos nos dois meses de preparação”, afirmou. 
 
Batista também ressaltou que já tem uma equipe encaminhada para a partida contra o Mauá, apesar de depender da regularização de alguns atletas. 
 
Rivais
O treinador não quis listar quais são adversários mais difíceis do Grupo 6 da competição, que possui, além do Flamengo e do Guarulhos, Barcelona (Capital), Mauá, Jabaquara (Santos), Mauaense e Suzano.
 
“Todos os clubes estão em formação e vão passar por mudanças. Inclusive nós. Não temos muitas informações. Fizemos amistosos com equipes de Mogi, que não estão na nossa chave, mas são da mesma divisão. Só no decorrer da competição é que teremos uma ideia do que vamos enfrentar. Pelo que temos acompanhado, o torneio será bem equilibrado”, avaliou.
 
CONFIRA A ENTREVISTA DO TÉCNICO JOÃO BATISTA:
 
 

 
Batista afirmou que assistirá ao jogo Mauaense x Suzano, em Mauá, no sábado. É desta forma que ele se informa sobre os rivais, já que a Quarta Divisão não tem muita divulgação e vídeos disponíveis. “Suzano é o nosso segundo adversário. É tentar pegar o máximo de informações possíveis e passar para os atletas depois, com o objetivo de neutralizar os pontos fortes dos outros times”, disse o técnico. 
 
Estilo de jogo
Para Batista, o fato de estar na última divisão do futebol paulista não significa que o jogo tenha que ser “feio”. “Futebol tem que ser jogado em qualquer divisão. É o futebol limpo. Prezo pela técnica, por times que tenham saída de bola, com posse, variações e movimentação. Trabalho com os atletas para eles melhorarem os fundamentos, pois não adianta querer implementar uma metodologia se os atletas não derem uma resposta”, salientou. 
 
O treinador disse que é contra o conceito de que na Quarta Divisão tenha que dar “porrada e chutão”. “Acredito que a torcida vá ver uma equipe técnica e aguerrida, com um futebol bem jogado e com disposição. Dá para aliar estas características”, finalizou.
 
Remanescentes
Dois remanescentes da última temporada também conversaram com o GuarulhosWeb: o volante João Paulo e o meia-atacante Bruno Freitas (Bruninho). 
 
Quando questionados sobre o que o Flamengo deve fazer de diferente para subir à Série A3, ambos lembraram a polêmica partida contra o Comercial, no ano passado, em Ribeirão Preto.
 
Na ocasião, o árbitro do jogo marcou um pênalti para o Flamengo, mas após uma conversa com o assistente, recuou. Além disto, ele também voltou atrás na decisão de anular um gol dos mandantes. As duas atitudes revoltaram a delegação do Corvo. 
 
“É difícil falar de 2018. Teve o problema com arbitragem, mas culpo mais nós mesmos. Ganhamos os dois primeiros jogos da terceira fase e tínhamos que ganhar pelo menos mais um e deixamos para a última rodada, contra o Comercial, em Ribeirão. Infelizmente aconteceu tudo o que aconteceu, mas agora é pegar a experiência do ano passado e não deixar mais escapar os detalhes que deixamos”, analisou Bruno. 
 
ASSISTA À ENTREVISTA DE BRUNINHO:
 
 

 
“A vaga para a Série A3 estava nas nossas mãos. Neste ano, temos que focar para não deixar escapar. Também teve o erro do juiz. Mas é isto. Temos que errar o mínimo possível porque esta divisão é bem competitiva. Por isso, espero que a torcida nos apoie em casa. Este lugar é a nossa fortaleza e ninguém vai sair com os três pontos com facilidade daqui. Que eles lotem e façam um caldeirão. Garra e vontade não vão faltar”, avaliou João Paulo. 
 
VEJA O BATE-PAPO COM O VOLANTE JOÃO PAULO:
 
 

 
Contratações
Veja quais foram as 13 contratações feitas pelo Flamengo: João Elias (zagueiro), Rômulo (zagueiro), Thomas (lateral-direito), Naílton (lateral-direito), Vinícius Araújo (lateral-esquerdo), Wallace (volante), Victor Bessa (meio-campo), Gustavo Oliveira (meio-campo), Matheus Alves (meio-campo), Gabriel Coelho (meio campo), Matheus Motta (meio-campo), Denílson Piauí (atacante) e Vitor Bittencourt (atacante).
 

Posso ajudar?