Não se assuste. Menos de quatro meses depois de apresentar o novo Fiesta 2011, com frente modernizada, a Ford reúne a imprensa especializada em Dearborn, nos Estados Unidos, sede mundial da empresa, para lançar oficialmente para a América do Sul a maior aposta deste ano: o New Fiesta. Isso mesmo. Mas para não confundir demais a cabeça dos consumidores, ela quer deixar claro que se trata de um automóvel de nível superior – "Premium"-, que chegará por aqui importado do México, por enquanto, apenas na versão sedã. O irmão brasileiro será conhecido como Fiesta Rocam, uma alusão ao motor que o equipa.
A partir de 2012, o New Fiesta também será produzido na unidade de Camaçari, o que dará um ganho de economia de custos na exportação do motor Sigma, produzido em Taubaté, que equipa o novo veículo mexicano e na importação do carro completo.
Os principais detalhes do New Fiesta, versão SE, além do moderno design e conforto interno, são o ar-condicionado (analógico, não digital), direção com comando elétrico, câmbio manual de cinco velocidades, faróis espichados, para-brisa bem inclinado, rodas de liga aro 15, computador de bordo, alarme e rádio CD player com porta auxiliar, tudo de linha. Sairá por R$ 49,9 mil, mas por R$ 5 mil a mais, o consumidor terá acesso ao modelo "top", que vem equipado com bancos de couro e sete air-bags, um deles para o joelho do motorista. Há uma versão intermediária, com sistema ABS (antitravamento) nos freios que custará R$ 51,1 mil.
O motor do New Fiesta é da família Sigma, produzido na fábrica da empresa em Taubaté (recém-lançado no Brasil) com 1.600 cilindradas, 16 válvulas, para ser utilizado com gasolina ou etanol, o mesmo do atual Focus. Utilizando etanol como combustível chega aos 115 cv de potência. A capacidade do porta-malas é de 440 litros.