As baixas temperaturas impulsionam os consumidores para as compras de casacos, botas, cobertores e aquecedores. O comércio, inclusive, só apresenta a tendência de inverno nas vitrines.
"As roupas de frio começaram a ser vendidas há três meses, mas somente a partir deste mês, que as blusas de lã, os casacos e os sobretudos tornaram-se os itens mais vendidos da loja", comenta a operadora de caixa do Torra Torra, Jéssica Alves Duarte, de 19 anos.
O tempo foi determinante para a última compra da bióloga, Tatiana Marques, de 37 anos, uma saia cumprida para ser usada especificamente em dias frios. "Todo ano costumo adicionar novos itens ao meu guarda-roupa, de acordo com as tendências de cada estação", afirma.
A gerente administrativa, Janaína Jobbi, de 25 anos, e a gerente financeira, Rafaella Ritacco, de 22 anos, preferem comprar suas roupas em lojas diferentes, tanto nas do Centro, como nas do shopping. Mas, neste período de frio, as consumidoras estão preferindo fazer suas compras no comércio do Centro, porque os preços estão mais em conta.
Os artigos de casa, como cobertores, edredons e aquecedores também impulsionam as vendas de inverno, mas não de forma tão intensa como apresentado no comércio de vestuário.
O tempo gelado só não está trazendo lucro para os estabelecimentos que possuem máquinas de sorvete. O consumo fraco faz com que os comerciantes recorram para a venda de churros nessa época do ano.