Cerca de 1.520 funcionários da Infraero que trabalham no Aeroporto Internacional de Guarulhos, poderão ter até 4% de participação no consórcio que for o vencedor do leilão para a concessão do maior aeroporto da América Latina. O anúncio foi feito pelo ministro da secretaria da aviação civil, Wagner Bittencourt, após cerimônia que ocorreu no Palácio do Planalto, em Brasília, no início desta semana. Em seu pronunciamento, o ministro afirmou que está negociando para que os trabalhadores tenham 4% das ações dos futuros consórcios.
A negociação é valia também para funcionários da Infraero nos aeropotos de Campinas, no Interior de São Paulo, e na capital federal, Brasília. Ao todo, a Infraero possui 14 mil funcionários em todos os aeroportos do País. Ainda conforme o ministro, os empregados que não forem aproveitados pelos vencedores dos leilões em Guarulhos, Campinas e Brasília, poderão ser realocados em outros aeroportos que tem administração da estatal. Umas das opções seria o aproveitamento deste pessoal em aeroportos regionais.
Greve – No mês passado, os trabalhadores do Aeroporto Internacional de Guarulhos, juntamente com os de Campinas e Brasília, retornaram às atividades após um período de 48h em. A paralisação ocorreu em protesto contra a privatização dos aeroportos e a volta aos trabalhos foi feito depois que o Governo Federal apresentou propostas que se aproximavam das reivindicações da categoria.