Funcionários da Fundação ABC, que prestam serviços no Pronto Atendimento Maria Dirce, realizaram um protesto no final da tarde desta quinta-feira, contra os constantes atrasos nos pagamentos dos salários. eles prepararam um documento para mostrar a insatisfação e os problemas que estão vivendo, já que – apesar da atual administração municipal fazer os repasses para o empregador – eles seguem sem receber. A Prefeitura, que já repassou quase R$ 2 milhões para a Fundação somente neste ano, informa que está fazendo o possível para manter os repasses em dia e que os débitos se referem a valores a pagar deixados pela administração anterior:
Confira o texto dos funcionários do PA Maria Dirce encaminhado ao GuarulhosWeb
Nós do Pronto Atendimento Maria Dirce, unidade de saúde 24 horas, que cumpre suas metas de atendimento com qualidade e responsabilidade, que possui funcionários que também pagam impostos, alugueis, comem, utilizam-se da saúde, educação e da segurança, requeremos do município:
1. Responsabilidade e compromisso com o repasse orçamentário da folha de pagamento;
2. Responsabilidade e compromisso com o abastecimento de materiais e medicamentos;
3. Responsabilidade e compromisso com o repasse orçamentário mensal para que ocorra a manutenção dos serviços de apoio assistencial e operacional (Limpeza, Segurança, Manutenção, Jardinagem, Lavanderia, Esterilização, Remoção de pacientes, engenharia Clínica, Substituição do aparelho de raios-x);
4. Responsabilidade e compromisso com a unidade num todo a fim de garantirmos a segurança dos pacientes e colaboradores.
Estamos trabalhando da seguinte maneira:
Dezembro/2016: pagamento da 2ª parcela do 13º salário: creditado com atraso de 09 dias (sem comunicação prévia);
Janeiro/2017: pagamento de salário: creditado com atraso de 07 dias (sem comunicação prévia);
Fevereiro/2017: pagamento de salário: ausência do crédito até a presente data (sem comunicação prévia).
OBS: As férias e vale transporte decorrentes de janeiro e fevereiro também foram creditadas com atraso.
Todas estas ocorrências não tiveram nenhuma reunião ou prestação e contas de quando as multas, juros nos serão ressarcidos.
Nosso principal objetivo é atender, estabilizar os pacientes “críticos” e encaminha-los ao serviço de referência.
NÃO SE ESQUEÇAM:
Carta dos Direitos dos Usuários da Saúde
PRINCÍPIOS DESTA CARTA
1. Todo cidadão tem direito ao acesso ordenado e organizado aos sistemas de saúde.
2. Todo cidadão tem direito a tratamento adequado e efetivo para seu problema.
3. Todo cidadão tem direito ao atendimento humanizado, acolhedor e livre de qualquer discriminação.
4. Todo cidadão tem direito a atendimento que respeite a sua pessoa, seus valores e seus direitos.
5. Todo cidadão também tem responsabilidades para que seu tratamento aconteça da forma adequada.
6. Todo cidadão tem direito ao comprometimento dos gestores da saúde para que os princípios anteriores sejam cumpridos.