Cidades

GCM comemora 13 anos da Inspetoria Ambiental com 5,5 mil animais resgatados

A Inspetoria Ambiental da Guarda Civil Municipal (GCM) de Guarulhos comemorou nesta quarta-feira (22) as conquistas de seus 13 anos em uma solenidade no Paço Municipal. O aniversário foi completado no Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, data que condiz com as funções da inspetoria de combate aos crimes contra a fauna e a flora.

Presente à celebração, o prefeito Guti agradeceu aos agentes pela marca de mais de 5,5 mil animais silvestres resgatados desde sua fundação, em 2009. Apenas em 2021 a inspetoria salvou 342 aves, 320 mamíferos e 78 répteis. “Foram tirados de situações de risco, muitas vezes feridos e com risco de morte, encontrados fora de seus habitats naturais ou vítimas de crimes de porte e comércio ilegal”, explicou.

Detentora de um selo ambiental e de dois títulos Atitude Cidadã, que reconhecem iniciativas sustentáveis, a equipe também desenvolve ações preventivas e de combate a infrações ambientais, como patrulhamentos para fiscalizar áreas de proteção permanente ou com recorrência de descarte irregular de resíduos sólidos, queimadas de vegetação e soltura de balões.

Guti aproveitou a celebração para anunciar que o concurso da GCM, que antes aprovaria apenas 50 candidatos, irá chamar 118 novos agentes. Em complemento à notícia, o secretário para Assuntos de Segurança Pública, Márcio Pontes, explicou que o aumento nas vagas é um dos avanços obtidos recentemente a fim de otimizar o combate à criminalidade em Guarulhos.

Atualmente a GCM trabalha com equipamentos tecnológicos, armamento qualificado e diversos serviços especializados, além de operar de forma integrada com as demais forças policiais atuantes na cidade. “Estamos superando todas as dificuldades com planejamento inteligente. Os resultados são o fruto do trabalho de cada agente valioso e incansável desse time. Vocês são um orgulho para nós, um exemplo de respeito à natureza e aos animais”, enalteceu Pontes.

Acione a GCM Ambiental

O munícipe que encontrar algum animal silvestre deve ligar para a Central de Atendimento da Guarda Civil Municipal pelos telefones 2475-9444 ou 153, que funcionam 24 horas, todos os dias da semana.

Os animais resgatados são prioritariamente libertados em seu habitat natural. Caso essa medida seja inviável por questões sanitárias ou de saúde, eles são entregues às equipes de biólogos e veterinários de instituições referenciadas, como zoológicos, centros de recuperação e de triagem