Cidades

GCM espera contar com bases móveis espalhadas pela cidade em 2012

Pasta de seguranla pretende instalar três postos, nos moldes da PM, com custo estimado de R$ 200 mil

A Guarda Civil Municipal (GCM) terá bases móveis no próximo ano, afirmou o secretário municipal Para Assuntos de Segurança Pública, João Dárcio Ribamar Sachi, em audiência Pública da Lei de Diretrizes Orçamentárias, nesta segunda-feira, na Câmara Municipal. A previsão é que a cidade conte com pelo menos três bases, nos mesmos moldes das bases móveis da Polícia Militar, para circularem em Guarulhos.

Sachi estima que cada base móvel custe R$ 200 mil. Ele explica que a GCM deve ganhar também mais três bases fixas até o próximo ano, chegando ao número de 10 no município. Ele não precisou quais bairros irão receber as novas bases.

Segundo o secretário, o contingente da GCM atualmente é de 760 guardas. Até 2012 o número chegará a mil. "Com o aumento de efetivo vamos conseguir ampliar a Ronda Escolar e criaremos a Ronda Saúde, para circular pelos equipamentos de saúde do município", diz. Filho afirma que a prioridade de atendimento deve ser nos horários noturnos nos prontos-socorros onde chegam casos polêmicos com baleados.

Câmeras – As 23 câmeras de monitoramento instaladas na região central devem ter manutenção de uma empresa que será contratada nos próximos meses. O secretário admite que o serviço precisa melhorar com maior agilidade quando ocorrem falhas nos equipamentos.

Em relação a proposta encaminhada ao Ministério da Justiça em 2009 para ampliar o número de câmeras para 60, o secretário conta que o pedido precisa ser debatido novamente, principalmente por conta da troca de Governo. "Ainda não consegui marcar uma reunião para tratar deste assunto", diz.

Posso ajudar?