Artigos

Governar sem partidarizar

O jornal Folha de São Paulo publicou na última segunda-feira uma matéria mostrando que o Governador Geraldo Alckmin direciona investimentos em cidades governadas por adversários políticos, com o objetivo de melhorar a imagem de seu partido, o PSDB, em várias regiões. O alvo neste momento seriam três cidades do ABC governadas hoje por prefeitos do PT, como é o caso também de Guarulhos.


Recentemente, foi criada até uma nova secretaria estadual, que atua como braço forte do governador na coordenação política. Mas é lamentável que somente agora o governador tenha despertado para os problemas desses municípios do chamado “cinturão vermelho”, uma alusão à cor da bandeira partidária. As últimas gestões no Estado, do próprio Alckmin e de José Serra, ficaram marcadas pelo direcionamento descarado de investimentos às cidades governadas por seus aliados, ignorando solenemente as prefeituras de partidos adversários.


O caso de Guarulhos é emblemático nesse sentido. Nas últimas duas décadas, a cidade reivindica ao Estado a implantação de um trem para fazer o trajeto até São Paulo. Vários anúncios já foram feitos, mas nada saiu do papel. O próprio Alckmin já prometeu a obra em seu primeiro governo e agora voltou a falar no projeto novamente.


Outro exemplo da política nefasta do governo tucano está na área do Saneamento Básico. Ao mesmo tempo em que decidiram construir uma estação de tratamento de esgoto em Arujá – cidade quase dez vezes menor que Guarulhos -, se negaram a negociar com nossa Prefeitura a construção de coletores troncos até as estações de Parque Novo Mundo e Parque São Miguel.


Alckmin deveria seguir a cartilha do ex-presidente Lula, que deu uma lição de gestão republicana durante seus dois mandatos, ao procurar dividir os recursos do orçamento nacional de acordo com as necessidades dos municípios, sem levar em conta questões partidárias. Prova disso é que vários prefeitos de oposição o apoiaram em sua reeleição em 2006.


Não fosse o histórico de projetos que ficaram apenas na propaganda oficial dos governos do PSDB, com certeza teríamos motivos de sobra para comemorar. Infelizmente, temos recebido quase nenhuma atenção do Estado nos últimos anos. Guarulhos ainda possui enormes desafios, que têm sido bem enfrentados pela Prefeitura com o apoio do Governo Federal. É uma ajuda importante, mas que tem de ser ampliada. Como a 2ª maior economia do Estado, é inadmissível que o Governo de São Paulo continue postergando investimentos na nossa cidade.


 


José Luiz Guimarães


Vereador (PT) e líder do Governo na Câmara. Escreve às quintas-feiras nesta coluna

Posso ajudar?