Os servidores públicos do Estado do Rio de Janeiro terão a segunda parcela do 13º salário dividida em cinco pagamentos, sendo a última a ser quitada apenas em 18 de abril de 2016. O anúncio foi feito na tarde desta quarta-feira, 16, pelo governo estadual, que enfrenta grave crise financeira. A primeira parcela foi paga em julho.
O primeiro dos cinco pagamentos ocorrerá nesta quinta-feira, 17. As demais parcelas estão previstas para serem depositadas nos dias 18 de janeiro, 17 de fevereiro e 17 de março do ano que vem. Ao todo, o governo vai desembolsar R$ 723,1 milhões para quitar o benefício de 505.371 funcionários públicos. Cerca de quatro mil servidores, com vencimentos até R$ 950, já receberam integralmente em julho.
Os pensionistas também tiveram o calendário de pagamento alterado. Eles receberiam seus vencimentos a partir desta quinta até dia 23 de dezembro. Mas o governo estadual anunciou que a Rioprevidência – órgão do governo estadual encarregado de pagar o funcionalismo ativo e inativo – vai depositar os valores “até o último dia útil do mês”.
Em nota, o governo estadual afirmou que “as medidas foram adotadas em razão do severo desequilíbrio financeiro do estado motivado pela grave crise econômica do país”. O governador Luiz Fernando Pezão (PMDB) deu declarações, nos últimos dias, nas quais afirmava que faria esforços para pagar integralmente o 13º salário do funcionalismo público.