Cidades

Guarulhenses adotam até revezamento para driblar falta d’água constante

Desde o revezamento de familiares acordando de madrugada para encher baldes com água, até ‘gambiarras com tubulações para acúmulo de água em caixas improvisadas

A falta constante de água em bairros da cidade como Jardim Acácio e Iporanga faz com que os moradores busquem diversas soluções para driblar o problema. Desde o revezamento de familiares acordando de madrugada para encher baldes com água, acúmulo de roupas por até 15 dias antes de lavar até ‘gambiarras com tubulações para acúmulo de água em caixas improvisadas.

Na rua Luiz Melloni, no Jardim Acácio, o motorista Akhenaton Rodrigues, 29, conta que sua casa só é abastecida de madrugada, mas não acontece toda noite. "A situação piorou faz uns cinco anos. Por isso, colocamos uma outra caixa dágua de 300 litros e depois da meia-noite nos revezamos para enchê-la", conta. As roupas sujas aguardam de 12 a 15 dias para serem lavadas.

A encarregada Teresa Cardoso, 29, vive com outras sete pessoas em casa e faz um rodízio de atividades para lavar as partes internas da casa, o quintal e suprir as necessidades básicas. "Chegamos a tomar banho de madrugada. E, ainda assim, recebemos uma conta de R$ 200 no mês passado", reclama.

No Jardim Iporanga, a situação é parecida, alternando somente o horário de abastecimento. "Depois das 14h, cortam a água. Tive que comprar um tambor, pois tenho cachorro e preciso lavar o quintal sempre", conta a dona de casa Mônica Gonçalves, 41. Para aproveitar a água da chuva, o cunhado de Mônica construiu uma tubulação para a água escoar para dentro dos baldes e tambores.

Constantemente, os responsáveis da ONG Celicom, no Iporanga, dispensam os alunos por conta da falta de água.

Saae – Questionado, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) informou que o problema de intermitência no abastecimento de água durante o dia no Jardim Acácio será resolvido em cerca de dois meses, com a instalação de uma segunda bomba (booster) para aumentar a pressão da água na rede da região. Após a instalação, a rua Luiz Melloni receberá água pelos sistema preestabelecido de 48 horas com água, para 24 horas sem água, a exemplo de toda região.

Dicas:

  • Verifique torneiras, registros, válvulas e caixas de descarga e, também, as tubulações de sua casa. Conserte os vazamentos que encontrar.
  • Fique atento ao ‘ladrão de sua caixa-dágua. Em caso de vazamento quando a caixa estiver cheia, a bóia pode estar com defeito.
  • Em média, gasta-se 105 litros de água ao tomar banho de chuveiro. Reduzindo o tempo para 5 minutos, economiza-se 35 litros.
  • Habitualmente, gasta-se 17 litros de água para escovar os dentes. Fechando a torneira, economiza-se 15 litros; para fazer a barba, gasta-se normalmente 105 litros de água. Fechando a torneira, economiza-se 75 litros.
  • Feche as torneiras enquanto ensaboa louças e roupas. Dê preferência ao uso de balde na hora de lavar o carro. Você vai gastar muito menos água.
  • Para lavar o carro com mangueira, gasta-se em média 378 litros de água. Bloqueando a mangueira, economiza-se 300 litros.
  • Não use a mangueira como vassoura ao lavar o quintal e a calçada. Varra antes, assim você ganha tempo e economiza água.
  • Regue as plantas e a grama no começo da manhã ou após o entardecer, quando o sol não está intenso e a evaporação é menor. Utilize apenas regadores ou vaporizadores de água nos vasos.

Posso ajudar?