Com a antecipação da flexibilização da abertura do comércio na cidade de Guarulhos, que aconteceu nesta sexta-feira, 12/06, centenas guarulhenses foram às ruas da região central. O GuarulhosWeb esteve na rua Dom Pedro, por volta das 14 horas e encontrou filas em diversos pontos.
No Poli Shopping, um funcionário afere a temperatura dos clientes e oferece álcool em gel antes da entrada. A fila de espera para acessar os corredores das lojas dura aproximadamente 3 minutos.
“A fila está grande para obedecer os critérios estabelecidos, como distanciamento e atender um ou dois clientes por vez. Não houve reclamações e os clientes estão aceitando bem esta situação” explicou Antônio Altino, 53 anos, proprietário de uma relojoaria no Centro.
A dona de casa, Edinéia Silva Conceição, 49 ano, chegou ao centro às 9h, seu objetivo era concluir o enxoval da neta que está chegando. “A gente está passando um momento difícil, mas precisava reabrir, principalmente porque eu precisava comprar o enxoval da minha neta e acho que se a população continua se mantendo dessa forma organizando tudo, eu creio que dá para reabrir” disse.
Uma das unidades das Casas Bahia instalou um alto falante para orientar as pessoas que circulam pela rua sobre as medidas de distanciamento e higiene, que devem ser tomadas durante as compras.
O cozinheiro, João Paulo Pereira, de 25 anos, contou que nenhum comerciante aferiu sua temperatura ao entrar nos estabelecimentos. Ele afirmou ainda que encontrou aglomeração dentro das lojas que entrou na tarde desta sexta-feira, 12/06.
A flexibilização foi possível após a melhora nos índices de casos do coronavírus, além dos equipamentos conquistados com as administrações públicas, garantindo para a cidade de Guarulhos, ao todo, seis leitos de UTI alugados no Hospital Bom Clima, quatro no Stella Maris, 10 em funcionamento no 3CGru e a expectativa de contratar 12 no Carlos Chagas, totalizando 32 até o final da semana.
Confira quais são as atividades que poderão voltar a funcionar em Guarulhos:
Funcionamento restrito entre 9h e 15h
· Lavanderias;
· Escritórios de advocacia, contabilidade, imobiliárias, corretoras de seguro e de mercado de capitais;
· Cartórios de registro civil, de notas, de protestos, títulos e documentos e de registro de imóveis;
· Atividades de representação judicial, extrajudicial, assessoria e consultoria;
· Autoescolas e despachantes;
· Cabeleireiros, barbearias, manicures e similares, desde que com hora marcada, limitando-se o atendimento a uma pessoa por profissional, restringindo aglomeração de pessoas;
· Lava-rápido;
Funcionamento restrito entre 10h e 16h
· Perfumarias;
· Papelarias;
· Floriculturas, exceto a retirada por delivery e takeaway;
· Concessionárias e lojas de comércio de veículos;
Funcionamento restrito entre 10h e 22h
· Comércio de embalagens (serviços de embalagem de bagagens no aeroporto poderão atender 24 horas por dia);
· Locadoras de veículos (serviços no aeroporto que poderão atender 24 horas por dia);
Funcionamento em horário liberado
· Igrejas, templos religiosos e atividades religiosas de qualquer natureza, respeitando-se as regras restritivas de aglomeração de pessoas, que seguirão, desde então, para regular funcionamento, as seguintes normas e cronogramas a seguir estabelecidos:
a) limitar a utilização do espaço disponível a no máximo 25% de sua capacidade permitida;
b) intensificar as ações de limpeza, higienizando todas as cadeiras antes e após os cultos;
c) distanciamento e espaçamento entre uma pessoa a outra a cada 2 (dois) metros quadrados;
d) disponibilizar uma entrada e uma saída evitando a aglomeração de pessoas;
e) utilização do uso de máscaras; e
f) disponibilização de álcool em gel a todos.