Cidades

Guarulhenses sugerem idéias para economizar água

Alguns hábitos estão sendo eliminados de nossa rotina, como lavar o carro, o quintal, banhos longos e torneiras abertas sem necessidade. É nítido que devemos nos reeducar para que os impactos da falta de água sejam amenizados.
 
E com o carnaval chegando muitas pessoas receberam visitas em casa, e como fazer para que aquele hóspede se sinta em casa, mas ao mesmo tempo entre em sintonia com a economia de água?
 
A professora Rosa Andrea Laiso, fisiologista e docente da UnG, explica que devamos convidar a família para alguma de dicas de economia e tornar este momento descontraído e agradável para todos.
 
Temporizadores nos chuveiros, adaptadores de torneira e dicas espalhadas pela casa são umas das opções que podem ser abordadas. Mas não podemos esquecer que o carnaval vai passar e o problema da falta de água continua.
 
E é por isso que a conscientização não pode ficar apenas dentro de casa. Muitas pessoas já estão colocando a mão na massa e adequando as dicas a vários locais.
 
Escolas municipais
 
 
Hoje a Rede Municipal de Ensino tem 139 escolas cadastradas, nossa equipe visitou duas delas que estão através de idéias transformando a rotina dos alunos, para que a economia de água passe a fazer parte do programa pedagógico e do dia a dia.
 
Na EPG Siqueira Bueno, a diretora Márcia Bueno de Oliveira contou que fez uma reunião de pais antes do início das aulas onde deixou aberto para que todos pudessem dar idéias de como captar água ou economizar “foi muito bom, recebemos muitas idéias e já começamos a executá-las na medida do possível algumas em prática” explicou Márcia.
 
Algumas das medidas tomadas, foi a diminuição da vazão de água nos banheiro. Além da captação da água de chuva através da calhas e a conscientização na prática com supervisão do uso das torneiras e bebedouros. Márcia também conta que pediu para que cada pai mandasse com seu filho uma garrafinha de água simples e uma canequinha.
 
“A garrafa ajuda para que o aluno não tenha que ir toda a hora no bebedouro, já a canequinha serve para a hora da escovação dos dentes, nós enchemos as canecas até um certo ponto e eles usam aquela água para enxaguar a boca, assim evita que a água fique escorrendo sem controle durante está atividade” explicou Márcia.
 
 
Outro exemplo é a cozinha da escola, além de, se preocupar com a lavagem da louça, a direção substituiu os vegetais por legumes, que utilizam menos água. Outro ponto é a utilização da água da estufa que aquece a comida para limpar as áreas comuns da cozinha.
 
A diretora conta que não pretende fazer este trabalho de conscientização apenas com os alunos, mas também unir a comunidade nesta luta através de mostra publica com trabalhos das crianças e até mesmo visita nas casas do bairro para alertar a população do problema.
 
Na EPG José Maurício, encontramos Rosalina Yamada, que também está incentivando os 600 alunos da escola a economizar a água. “Nós já começamos a fazer a nossa parte. Mas é um trabalho de formiguinha” explicou.
 
As aulas começaram no dia 4 de fevereiro, e Rosalina conta que há muitos planos para este ano “nós estamos juntando as idéias para fazer um plano e colocá-las em prática” contou.
 
Durante nosso passeio pela escola foi possível ver desenhos das crianças onde o tema principal era o antes e depois do Sistema Cantareira e algumas redações sobre a rotina com água em casa.
 
Uma das medidas tomadas por Rosalina após o lanche é a ida coletiva ao banheiro. Todas as crianças vão ao banheiro, fazem xixi, e por fim uma monitora entra e da descarga de uma vez. Este processo acontece de sala em sala.
 
Assim como na EPG Siqueira Bueno as crianças também estão levando garrafinhas e canecas para diminuir o tempo no bebedouro e nas torneiras. Na cozinha outro exemplo, a água da ultima etapa da lavagem da louça vai para um balde que é utilizada logo depois na limpeza da área comum da cozinha.
 
Rosalina pretende ainda comprar álcool em gel para a higiene das mãos de professores e alunos, além de captar água da chuva para a limpeza do pátio e da quadra.
 
Prédio
 
 
No condomínio residencial Gaivotas localizado no Jardim Valéria, a Síndica Mônica de Carvalho teve uma idéia para a captação de água da chuva “eu precisava reformar uma casinha dentro do condomínio que serve como zeladoria, resolvi então fazer uma adaptação no telhado de 20 centímetros direcionando a água para a calha e armazenando a água em uma caixa d´água de 2 mil litros” explicou Mônica.
 
O condomínio tem 25 blocos e 400 apartamentos, atualmente a água coletada da chuva está sendo usada para lavar o pátio, as escadas e ao redor das torres sem utilizar o reservatório de água potável de cada bloco. Segundo Mônica a economia será de dois mil reais.
 
Laureane de Souza, de 43 anos, é moradora do condomínio e contou que acho a idéia ótima pois em sua casa já pratica algumas ações “na minha casa sou uma sargentona, banho é apenas de 3 minutos, cinco quando alguém precisa lavar o cabelo e o que eu posso fazer para economizar eu faço” contou a moradora.
 
A síndica ainda contou que os planos são de ampliação “colocarei mais uma caixa de 2 mil litros para integrar com a que já existe e colocarei uma na entrada do condomínio para atingir os prédios mais afastados deste projeto inicial” explicou.
 
Dicas da especialista
 
1. Escove os dentes com a torneira fechada. Use um copo cheio de água.
 
2. Desligue o chuveiro enquanto se ensaboa as mulheres devem se adaptar a este hábito quando lavam os cabelos. Tome banhos mais rápidos em média de 5 minutos.
 
3. Faça a barba na pia e não no banho. E com a torneira fechada. 
Uso de BID foi muito usado em residências no passado e pode ser uma boa solução para que possamos ter um hábito de higiene mais rápido. 
 
4. Tente urinar no banho, mesmo que pareça estranho.
Não é necessário sujar a água do vaso se você pode mandá-lo pelo ralo.
 
5. Use os redutores de água nas torneiras. Regule a válvula da caixa de descarga.
 
6. Ensaboe a louça com a torneira fechar, retire o máximo de resíduos da louça antes de lavá-la.
 
8. Use adequadamente os níveis de água da sua máquina de lavar roupas. De preferência, acumule as roupas de alguns dias e lave tudo de uma vez.
 
9. Reaproveite a água da máquina para lavar o pátio, a calçada, o chão da casa e para jogar no vaso sanitário. Use adequadamente os níveis de água da sua máquina de lavar roupas, acumule as roupas para lavar.
 
10. Tente não usar a mangueira como vassoura, junte a sujeira, e as retire com o escovão. Use a mangueira em último caso. O VAP pode ser adaptado a um balde com a água da máquina. Junte água da chuva, usando baldes, caixas d'água, piscinas portáteis, etc. Sempre bem tampados não podemos esquecer a dengue. Cubra os reservatórios de água inclusive piscinas, para impedir a evaporação. Trate a água, em vez de trocá-la
11. Lave o carro com produtos novos no mercado são muito interessante e já são muito usados em outros Países. Ou tente com o famoso balde.
12. Banho nos animais a cada quinze dias eles resistem muito bem. E as plantas usem o regador.
 

Posso ajudar?