Cidades

Guarulhos e demais cidades do Alto Tietê recuam na decisão de antecipar feriados

Sem o apoio efetivo do Governo do Estado, que insiste em deixar as medidas a cargo dos municípios, prefeitos não se sentem seguros em adotar a medida

Após reunião com o secretário estadual de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, na tarde deste domingo, 21/03, prefeitos do Alto Tietê, incluindo o chefe do Executivo de Guarulhos, Guti, decidiram adiar a decisão sobre a possível antecipação de feriados como forma de ampliar o isolamento social a partir da próxima sexta-feira. Segundo o GuarulhosWeb apurou, o encontro com o representante do Governo do Estado foi pouco produtivo, resumindo-se a queixas de prefeitos de todo o Estado em relação aos problemas causados pelo avanço da pandemia do coronavírus.

Representantes do Condemat, inclusive, solicitaram o apoio da Polícia Militar em ações locais de combate a aglomerações, mas nenhuma resposta efetiva foi dada. Diante da falta de ações por parte do Governo do Estado, em votação realizada entre 10 prefeitos que participaram do encontro do Alto Tietê reprovaram por enquanto a antecipação de feriados, como vinha sendo discutido desde a semana passada. Um novo encontro foi marcado para a tarde desta terça-feira para avaliar o andamento das negociações com o estado, a fim de tomar ou não novas medidas.

A capital irá antecipar 5 feriados municipais de 2021 e 2022 para vigorarem a partir da próxima sexta-feira, 26, emendando com a Sexta-feira Santa na semana seguinte, voltando à normalidade apenas em 4 de abril, o que vai gerar um “superferiado” de 10 dias. A princípio, o prefeito Guti disse que avaliaria a medida e defendeu que ela fosse tomada em bloco por toda a região metropolitana de São Paulo. No entanto, sem o apoio efetivo do Governo do Estado, que insiste em deixar as medidas a cargo dos municípios, os prefeitos não se sentem seguros em adotar a medida como forma de evitar aglomerações.

Posso ajudar?