Opinião

Guarulhos e o saneamento básico

Reportagem que foi ao ar na manhã desta quarta-feira no telejornal Bom Dia Brasil, da Rede Globo, mostrou Guarulhos como um exemplo negativo em tratamento de esgotos. A emissora, diferente da realidade, apontou que a cidade continua sem tratar seu esgoto doméstico, quando – na verdade – desde o final do ano passado, graças à inauguração da primeira Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), no São João, já dá conta de 15% de seus dejetos. Não que isso seja positivo, já que – segundo garantia a Prefeitura à própria emissora no ano passado – Guarulhos já deveria estar com mais da metade do esgoto coletado tratado no início de 2011.


O HOJE trouxe na edição de ontem a garantia por parte do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de que 55% do esgoto já estará sendo tratado no final de 2012, um pequeno atraso que acaba contribuindo para a cidade figurar negativamente perante a grande mídia. O dado positivo é que a cidade não assiste passivamente esses problemas. Muito está sendo feito para rever a situação. Aliás, tanto a reportagem do HOJE como da Rede Globo se basearam em números divulgados pelo Instituto Trata Brasil, uma organização especializada em saneamento básico que, desde 2007, elabora um ranking do setor.


E realmente, devido à falta de investimentos em saneamento básico pelas administrações anteriores, Guarulhos aparece muito mal ainda, já que os dados se referem a 2009, quando – aí sim – não havia um metro cúbico de esgoto tratado na cidade. Na ocasião, Guarulhos figurava como o 48º município brasileiro, entre 81 com mais de 300 mil habitantes, que foram pesquisados. No Estado de São Paulo, a situação local era ainda pior. Dos 21 paulistas do ranking, Guarulhos figurava como o quinto pior.


É bem provável que no próximo levantamento, que levará em conta dados de 2011, a cidade apareça numa posição bem melhor. A segunda estação de tratamento, em Bonsucesso, prometida para o primeiro semestre deste ano, em virtude de atrasos na obra, ainda não começou a funcionar. Mas, com certeza, nos próximos dias, entrando em operação, irá colaborar para que Guarulhos – não só melhore sua imagem – possa também dar condições de vida mais dignas para sua população. 

Posso ajudar?