Início » GuarulhosWeb, 16 anos
Opinião

GuarulhosWeb, 16 anos

Dei uma rápida pesquisada na internet para saber o que significa o 16. Milhões de respostas. Mas vou destacar aqui uma que mais me agradou. Trata-se do Poderoso 16, que junta o número o um Líder e a Docilidade do seis.  Somando um mais seis dá sete, o Número da Alma ! Esses três números têm o poder de derrubar o que está estabelecido. E é mais ou menos isso que o GuarulhosWeb vem propondo desde que surgiu. Quebrar paradigmas. 
 
Em novembro de 99, nossa empresa produzia dois jornais na cidade, o Carro Express e o Planeta Express. Na época, a internet ainda engatinhava. A conexão era discada, pouquíssima gente tinha acesso à rede. Falava-se muito na globalização da informação. Foi quando meu sócio até hoje, o Danilo Sanches, me disse que tinha feito o registro da marca GuarulhosWeb e estava montando um site de notícias. 
 
Eu, como um rato de redação, mergulhado na vida de jornalista criado dentro de jornais impressos, não dei muita importância. Mas como sempre acreditei em inovações, não vi nada de mal em tocar em paralelo esse projeto. Assim nascia, dias antes do aniversário da cidade, o www.guarulhosweb.com.br . Era um site simples, com algumas notícias que a gente publicava nos jornais, além de cobertura das baladas que rolavam pela cidade. 
 
E não é que a coisa tomou corpo e cresceu! Em 2003, tínhamos uma redação montada que, em paralelo, produzia uma página por dia sobre Guarulhos para o Jornal da Tarde, do Grupo Estado de São Paulo, em uma das várias parcerias que realizamos ao longo desses 16 anos. Aos poucos, o GuarulhosWeb foi adquirindo identidade própria e avançando. 
 
 
O portal regional ia na contramão daquela ideia inicial da internet que pregava a informação globalizada. Mas nos tornamos uma referência para muitos sites que surgiram nas mais diversas cidades brasileiras. Não demorou para ser também uma referência para o mundo. Qualquer estrangeiro, ao adquirir uma passagem para o Brasil, tinha como porta de entrada o Aeroporto de Guarulhos. E quando ele procurava informações sobre Guarulhos em qualquer buscador, quem aparecia lá? GuarulhosWeb.  Em meados da primeira década deste século, cerca de 20% dos acessos ao portal vinham do exterior. 
 
Hoje, aos 16 anos, o GuarulhosWeb, que tem também o empresário Décio Pompeo como um de nossos sócios, atinge quase sua maioridade e apresenta números de gente grande. Desde o dia 1º de janeiro deste ano até ontem, segundo aponta o Google Analytics, mais de 910 mil usuários diferentes acessaram o GuarulhosWeb. Este é quase o mesmo número de eleitores registrados em Guarulhos. São mais de três milhões e meio de visualizações. 
 
Ou seja, um anunciante que manteve o banner no GuarulhosWeb desde janeiro – e são vários – teve sua marca vista por quase três vezes a população da cidade. 
 
O jornalismo do GuarulhosWeb, que sempre prezou pela independência política, chega aos mais diversos pontos da cidade, como podemos atestar por meio de auditagem ou por mensagens que nos chegam todos os dias via portal, email ou WhatsApp – ferramenta implantada em junho deste ano . O GuarulhosWeb é visto em locais onde nenhum outro meio de comunicação chega. Hoje o mundo está conectado. 
 
Você pode até ver todo dia um jornal impresso. Mas vira e mexe você dá uma olhada em seu celular ou no computador para ver as novidades. Ontem, Guarulhos amanheceu com uma empresa de ônibus em greve. Essa notícia hoje já é passado. 
Os usuários, parados nos pontos, logo nas primeiras horas do dia, ficaram sabendo sobre o que estava acontecendo via internet. E qual o portal que mostra Guarulhos no momento em que as coisas acontecem? GuarulhosWeb. Repito. É Guarulhos em tempo real. É a notícia no momento em que ela acontece. E toda vez que você ou qualquer outro leitor da cidade faz isso está vendo na tela do portal os nossos parceiros comerciais. É assim que sobrevivemos e podemos manter essa independência editorial. 
 
Só que o anunciante no GuarulhosWeb tem uma vantagem. Quando o leitor se interessa pelo produto ou empresa, ela clica no anúncio e entra dentro do seu negócio, dentro da sua casa. Isso é a interatividade que só a internet proporciona. 
 
E para continuar inovando já que o mundo não para, o GuarulhosWeb anuncia mais uma parceria para o ano de 2016. A gente vai transformar o GWEB TV em um canal de web TV com programação própria, a partir de mais uma parceria. Desta vez, com a G10, empresa de marketing do nosso amigo e agora também parceiro comercial Adalberto Gregui. 
 
Para concluir, vamos presentear Guarulhos em seus 455 anos, no mês que vem, com uma edição especial do GuarulhosWeb Impresso, mais um produto de nossa empresa. Será uma grande apresentação do que será o 2016 para nós e para Guarulhos. Um ano muito importante para todos nós, que precisamos reagir à crise. Um ano em que tanto a Câmara Municipal como a Prefeitura terá novos representantes. 
 
Mas todos terão a oportunidade de aparecer tanto na versão impressa como no nosso carro-chefe, o GuarulhosWeb, que chega aos 16 anos e, com essa idade, já poderá votar.
 

Comentar

Clique aqui para comentar