Política

GUARULHOS EM 10 LINHAS-Com o crescimento de Guarulhos, o trânsito está cada dia mais congestionado. O senhor entende que já caiba na cidade uma espécie de rodízio por placas e proibição de tráfego de caminhões em determinadas vias?

Ederaldo Batista- Psol

Tais medidas são paliativas, amenizam o problema mais não resolve. Para resolver o problema do trânsito na cidade temos que tomar uma medida radical: investir pesadamente num transporte coletivo que atenda a população com qualidade. Para tanto, construiremos corredores de ônibus, inclusive articulado e principalmente uma linha férrea para veículo leve sobre trilho, o chamado VLT. Por outro lado, reduzirmos a tarifa (hoje é mais caro andar de ônibus do que de carro) e implantaremos o passe livre para gestantes, idosos, estudantes, portadores de necessidades especiais e desempregados.

Wagner Freitas- PP

O que falta em Guarulhos é um Prefeito com visão de futuro, nossa malha viária é mesma de 20 anos atrás, não houve investimentos em corredores de ônibus, de que adianta construção de terminais se quando os ônibus saem dos terminais eles ficam parados no trânsito de nossas avenidas. Trânsito deve ser tratado por profissionais e não por amadores, investimentos em mobilidade, viadutos, mais transposições na Dutra e Trabalhadores, com ações corajosas e investimentos sérios tiraremos Guarulhos do caos anunciado no trânsito.

Sebastião Almeida- PT

Não acredito que o rodízio de veículos e a restrição de tráfego de caminhões sejam uma solução. Em São Paulo essas medidas não resolveram o problema. Guarulhos precisa dar continuidade aos investimentos em transporte de massa e à melhoria de sua malha viária. Já implantamos o Bilhete Único e entregamos modernos terminais nos Pimentas, São João, Cecap e Taboão. No próximo mandato vamos fazer obras importantes como o alargamento das avenidas Juscelino Kubitschek e Monteiro Lobato, a reformulação do Trevo de Bonsucesso e a ligação da Papa João Paulo com a Dutra, com ajuda do Governo Federal.

Joel Paradella- PSTU

Não é necessário o rodízio se tivermos uma política de estatizar o transporte público e tratá-lo como uma questão social. É preciso transporte público de boa qualidade com tarifa social de R$1,00, passe-livre para desempregados e estudantes e a construção dos corredores de ônibus. Vamos triplicar a frota de ônibus para que as pessoas possam deixar seus carros em casa e utilizar o transporte coletivo, reduzindo o nível de poluição e diminuindo o número de carros na cidade. Lutar para a construção do metrô na cidade. Chega de Guarulhos para os ricos! Defendemos Guarulhos para os trabalhadores!

Alan Neto- DEM

Em curto prazo o rodízio pode ajudar, mas para resolver o problema é preciso ações de médio e longo prazo. As principais vias da cidade foram projetadas nas décadas de 60 e 70, o que significa que estamos 40 anos atrasados, enquanto a frota de veículos dobrou em apenas 10 anos. Temos de alargar as vias, não estreitar, como foi feito ao encher a cidade de calçadões. Precisamos avançar na estrutura do sistema viário criando rotas alternativas para encurtar o tempo nas viagens entre bairros sem passar pelo Centro, além de oferecer transporte público digno para que as pessoas optem pelos ônibus.

Jovino Cândido- PV

Nossa frota cresceu 139,52%, entre 2001 e junho de 2012. A frota de automóveis (338.962 unidades) aumentou em 117,63% e de motos (66.421), 419,03%. Apesar disso, penso que antes do rodízio precisamos de outras medidas como obras de acesso viário em vários locais da cidade. Da mesma forma, é essencial tratar esta área com a visão da nova lei de Mobilidade Urbana. Vamos incentivar o transporte coletivo, inclusive com subsídio tarifário; reorganizar o traçado urbano para privilegiar corredores de ônibus, ciclovias, estacionamentos e disciplinar melhor o tráfego de cargas.

Carlos Roberto- PSDB

É bom lembrar que o rodízio de veículos foi uma ideia do PSDB, que tinha como objetivo inicial era reduzir a poluição ambiental na Região Metropolitana de São Paulo, inclusive em Guarulhos. Logo, ficou evidente que a medida também auxiliava na fluidez do trânsito, principalmente na Capital. Em Guarulhos, a prioridade é concluir obras viárias que a atual gestão prometeu, mas não fez. Muitas dessas obras são fundamentais para solucionar problemas do trânsito em algumas regiões da cidade. Depois disso, faremos um estudo minucioso para falar com mais propriedade sobre eventuais medidas para melhorar o trânsito em Guarulhos.

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