Cidades

Guarulhos entra para as 10 mais em ranking de inclusão digital

A destacada posição guarulhense é resultado de investimentos da Prefeitura feitos a partir de 2010

A Fundação CPqD – Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações classificou Guarulhos entra as dez principais cidades digitais brasileiras, das 101 classificadas, em novo estudo realizado pela fundação. Em outubro passado, a mesma CPqD, já havia incluído Guarulhos em um ranking de 75 cidades brasileiras que promovem a inclusão digital e a prestação de serviços públicos através da rede mundial. A época a cidade ocupava a 19ª posição com cerca de 1,5 milhão de serviços pela Internet. Por causa da melhora no ranking, a Fundação CPqD, na próxima terça-feira, dia 3, premiará Guarulhos com o prêmio Destaque Nacional 2011 por conta de seu programa de inclusão digital. No mesmo dia será divulgado também o atual ranking de cidades.

A destacada posição guarulhense é resultado de investimentos da Prefeitura em infraestrutura realizados a partir de 2010, e que possibilitaram a implantação do programa Tecnologia Cidadã. A iniciativa visa facilitar a prestação de serviços do município por meio do Portal Tecnologia Cidadã, além de promovera democracia digital. Entre os projetos de inclusão digital, destacam-se as 23 unidades do Telecidadania (telecentro da administração municipal concebido como local de inclusão digital e cidadania para todas as idades, voltado para capacitação profissional e educacional) e o sistema Guarux (distribuição em software livre, adaptado para serviços de escritório, educação e aplicativos para deficientes visuais e portadores de síndrome de Down, autismo e tetraplegia).

O trabalho, criado pelo CPqD para a avaliação do grau de digitalização dos município leva em conta critérios divididos em nove categorias – entre elas, presença de equipamentos primários, acesso público à internet, cobertura geográfica, acessibilidade, usabilidade e inteligibilidade, banda e serviços públicos e privados.

Posso ajudar?