Cidades

Igreja Matriz sofre com deterioração

São inúmeras rachaduras e trincas que fazem com que o templo necessite de uma reforma antes que os problemas sejam maiores

Com quase meio século de vida a Igreja Matriz passa por um grave processo de deterioração em vários pontos do teto, porta, janelas e na pintura das paredes. São inúmeras rachaduras e trincas que fazem com que o templo necessite de uma reforma antes que os problemas sejam maiores.

"É uma igreja muito importante para a cidade e com grande relevância histórica. Precisa de um trabalho de conservação para eliminar esses problemas que já são visíveis até mesmo para os visitantes", afirmou o arquiteto Luis Antônio.

Denominada atualmente como Catedral, a Paróquia Nossa Senhora da Conceição foi erguida como capela jesuíta, em meados de 1560. A primeira capela, construída em pau a pique e cipó, servia como núcleo de aldeamento indígena. Já a segunda construção, edificada em tipa de pilão, foi realizada em 1743, segundo registros do livro Tombo da Cúria Diocesana.

Ao longo dos anos, várias intervenções foram realizadas, principalmente no altar que chegou a ser trocado de lugar, sendo locomovido para frente e voltando a posição original posteriormente.

Apesar de toda a sua importância histórica e arquitetônica, a Catedral não foi tombada como patrimônio histórico municipal. Este é um dos motivos que uma possível restauração não foi realizada até o momento.

Segundo o Guarulhos HOJE apurou, para que a restauração e reforma do local ocorra à igreja poderá contar com a ajuda dos fiéis, através de ofertas e outros projetos, para que juntos consigam continuar mantendo esse importante patrimônio guarulhense.

Além disso, outra questão que tem danificado o templo em sua parte externa é a ação de vândalos. Há anos, a igreja tem sido vítima de ataques que danificam as paredes, principalmente com pichações.

Posso ajudar?