Os cursos do Núcleo de Inclusão Produtiva certificam nesta semana 554 guarulhenses em uma série de atividades de qualificação profissional gratuitas. A primeira cerimônia aconteceu na tarde desta terça-feira (25) no Adamastor, onde 393 pessoas receberam seus diplomas. Na quinta-feira (27) outras 161 serão certificadas no Centro de Convenções Santa Mônica, no Recreio São Jorge.
As formações são oferecidas pela Prefeitura de Guarulhos. O objetivo é capacitar, orientar e reinserir pessoas em situação de vulnerabilidade social e econômica no mercado de trabalho, criando oportunidades para a geração de renda. Neste semestre os cursos oferecidos foram spa de pés, depilação, design de sobrancelhas, culinária japonesa, culinária para buffet, culinária brasileira, doces e sobremesas, panificação artesanal e corte e costura.
Durante a cerimônia de entrega dos certificados aos formandos o prefeito Guti destacou o impacto da qualificação profissional na vida das pessoas e na geração de empregos. Ele ressaltou que, graças a esses esforços, Guarulhos é a cidade não capital de Estado que mais gerou empregos nos últimos 12 meses.
“Em diversos cantos da cidade a que vou ouço pessoas comentando sobre o curso de capacitação e como isso transformou suas vidas. Elas relatam melhorias significativas, não apenas financeiras, mas em vários aspectos. E isso é o que realmente importa. Fico muito feliz em saber que muitos de vocês se aperfeiçoaram, têm uma renda extra e, mais do que isso, ajudam a cidade a transformar vidas e famílias, gerando empregos”, reforçou Guti.
Desde 2017, quando o Núcleo de Inclusão Produtiva foi implantado em Guarulhos, cerca de 6,2 mil certificados já foram entregues e centenas de histórias de sucesso foram relatadas aos gestores e professores dos cursos.
Uma delas é da ex-aluna Amanda Ribeiro Vicente, que cursou design de sobrancelhas e hoje é proprietária de um spa de beleza. Em um vídeo transmitido durante o evento, ela disse que a formação foi uma grande oportunidade. “Eu estava desempregada, não sabia mais o que fazer. Resolvi fazer o curso, me apaixonei pela profissão e hoje tive uma grande oportunidade de abrir o meu próprio negócio. Espero que, assim como eu, vocês também tenham as suas oportunidades”, desejou aos recém-formados.