Cidades

Guarulhos ganha mais árvores nativas da mata atlântica com ações do Programa Ilhas Verdes

Divulgação/PMG

Ao longo de dezembro, em alusão ao aniversário de 461 anos de Guarulhos, a Prefeitura irá plantar 461 mudas de árvores nativas da Mata Atlântica regional em diversos bairros. A iniciativa é parte do Programa Ilhas Verdes (PIV), que objetiva combater as ilhas de calor, locais onde há registro de aumento da temperatura ambiente.

Nesta terça e quarta-feira, dias 7 e 8, ocorreram três plantios. O primeiro, de 36 árvores, ocorreu na avenida Antônio de Souza, no Centro, com a participação de 25 voluntários do projeto UNG – Universidade de Guarulhos na Comunidade. O segundo foi na EPG Professor Edson Nunes Malecka, Jardim Ponte Alta II, que ganhou cem novas mudas com a participação de cerca de 30 voluntários, entre professores, funcionários, alunos e pais.

Já a terceira atividade beneficiou o canteiro da viela São José do Egito, Jardim Santa Francisca, com 50 novas mudas e contou com a participação voluntária de membros do Rotary Clube de Guarulhos, do Grupo Escoteiros Gaya e de servidores de setores administrativos da Secretaria de Meio Ambiente.

Durante os plantios, o secretário Thiago Surfista destacou aos participantes que “o zelo pelo meio ambiente deve ser o mesmo que temos com nossa casa, ou seja, constante e que toda ação positiva beneficia a sociedade”.

Até a próxima quarta-feira (15) outras 140 novas árvores serão plantadas em diversos bairros. Qualquer pessoa pode participar como voluntário, basta comparecer na hora e local indicado. Antes de colocarem as mãos na terra, os voluntários recebem dos educadores ambientais da secretaria orientações básicas sobre o plantio e a importância da arborização urbana.

Próximos plantios

9/12 – quinta-feira – 14h

Quatro mudas – Paço Municipal

11/12 – sábado – 9h

15 árvores – Parque Cecap. Rua Célia Domingues Faustino, 281 (Condomínio Sergipe)

12/12 – domingo – 9h

30 árvores – Vila Rio de Janeiro. Avenida Benjamin Harris Hunicutt, 1.327 (Cemitério)

30 árvores – Água Azul – 9h

Rua Punta del Este, s/nº

40 árvores – Gopoúva – 9h

Parque da Saúde. Rua Iris, s/nº

15/12 – quarta-feira – 9h

25 árvores –Água Chata. Rua José de Freitas, s/nº (EPG Elis Regina)