Cidades

Guarulhos já fez 4.715 exames PCR para Covid-19 desde abril sem aumentar gastos da Saúde

O teste é eficaz na identificação de pessoas que não têm a Covid-19, evitando falsos positivos

A curva de contágio do novo coronavírus ainda não chegou ao topo em Guarulhos. Apesar das dificuldades em se aplicar os testes em pacientes com suspeita de Covid-19, a Secretaria Municipal de Saúde mantém a realização de exames PCR (considerados os mais seguros e confiáveis). Segundo o Guarulhosweb apurou, a Prefeitura já realizou, desde meados de abril, 4.715 testes PCR por meio de um contrato com a Associação Fundo de Incentivo à Pesquisa (AFIP), sem custo adicional ao município.

Segundo a Saúde, a AFIP já mantém contrato de gestão com a Prefeitura e foi, recentemente, credenciado pelo Instituto Adolfo Lutz para testar o novo coronavírus. A pasta pediu, então, a inclusão deste exame no contrato em abril, utilizando o saldo vigente, dentro dos mesmos valores pactuados, evitando gastos com laboratórios particulares.

Para a testagem, o exame – que tem valor unitário de R$ 160 – utiliza uma amostra de saliva. O método possui 99% de especificidade, ou seja, é completamente eficaz na identificação de pessoas que não têm a Covid-19, evitando falsos positivos.

Posso ajudar?