Cidades

Guarulhos mergulha na leitura durante os próximos dez dias

A partir do momento em que o Salão do Livro estiver aberto, nesta sexta-feira, Guarulhos mergulhará em dez dias seguidos de muita cultura, contada nas páginas das milhares de publicações que estarão a disposição de um público estimado em mais de 600 mil pessoas, quase a metade da população de todo o município. 
 
A quarta edição do Salão do Livro de Guarulhos, que desta vez ocorre no ginásio municipal Paschoal Thomeo, o Thomoezão, no Bom Clima, tem como tema “Soy Loco Por Ti América” em homenagem a América Latina. O objetivo da Secretaria Municipal da Educação, que organiza o evento, é – além de incentivar a leitura – aproximar o leitor ao autor, principalmente aqueles que são da cidade.
 
São 137 escolas da rede municipal de ensino que se envolvem diretamente com o evento, além das unidades das redes estadual e particular que foram convidadas a participar do Salão do Livro. 
 
As crianças e professores não saem do evento de mão abanando. Cada aluno recebe um vale-livro no  sistema CredLivro, no valor de R$ 15 para gastar com as publicações oferecidas nos estandes instalados pelas editoras. O vale para os professores é de R$ 150. 
 
Alunos esperam evento com ansiedade
 
Pedro Henrique, 7 anos, aluno da escola Herbert de Souza, do Jardim Guaracy, diz que adora ler. “Minha professora sempre leva a gente na biblioteca da escola, mas no Salão vai ter o dobro de livros pra eu escolher. Eu quero que chegue logo o dia”, contou.Para a escritora guarulhense Janethe Fontes, autora de quatro livros, o evento é importante para os profissionais da cidade. “Esse tipo de evento é fundamental para a propagação da literatura”, afirmou. 
 
“Ir até o Salão do Livro torna-se um passeio diferente, já que eles podem reconhecer a literatura como uma maneira de passear sem sair de casa”, disse Thais Calhau, 27 anos, professora da Herbert de Souza. “Pretendo renovar minha pequena biblioteca pessoal e descobrir novas abordagens de incentivo à leitura durante as aulas”. Silvia Nunes, 45, coordenadora pedagógica na Escola Estadual Professora Roberta Maria Lopes Chaves, no Jardim Bethel, elogia a organização do Salão do Livro. “Tanto professores como alunos tem que ter acesso constante a eventos culturais e quando estes incentivam a leitura o ganho cultural e social é muito maior”.
 
“Queremos formar novos escritores, diz secretário da Educação 
 
Em sua 4ª edição, o Salão do Livro ganhou destaque importante para o secretário de educação Moacir Souza. O gestor da pasta entende que esta atividade pode contribuir de forma direta na formação de novos escritores na cidade por meio da leitura. Ele também defendeu a realização do evento a cada dois anos.
 
“Com o Salão do Livro colocamos a população da nossa cidade, de todas as idades, em contato com seus escritores preferidos. Assim sendo, o legado do Salão do Livro é extremamente positivo. Além de leitores, podemos estar formando novos escritores com um evento deste porte. É o que esperamos e é isso que nos motiva tanto”, destacou Moacir Souza.
 
O secretário explicou que a inclusão do Salão do Livro na grade estudantil proposta pela Secretária de Educação oferecida aos 110 mil alunos da rede municipal de ensino fortalece o Programa de Incentivo à Leitura da Rede Municipal, além de estimular a sua prática. “Fortalece a proposta de formação de leitores, disponibilizando livros de qualidade com preços acessíveis a professores, alunos e à população em geral, o que favorece o acesso e o desenvolvimento do hábito de leitura”, declarou.
 
Souza também apontou os benefícios que o evento proporciona à cidade, além de destacar o ingresso no calendário educacional. A expectativa é que neste ano o Salão receba 24 mil alunos a cada 9 horas de funcionamento. “O impacto é muito grande e também muito positivo. O Salão do Livro movimenta milhares de pessoas e faz Guarulhos respirar literatura neste período. O Salão do Livro entrou definitivamente para o calendário educacional, cultural e de lazer da cidade”, explicou.
 
Cantor argentino faz show de abertura
 
Para dar início aos trabalhos, o prefeito  Sebastião Almeida realiza a abertura oficial da quarta edição do Salão do Livro, nesta sexta-feira, às 19h. Em seguida, às 20h, acontece um show com o cantor argentino Lisandro Aristimuño.
 
Entre as atrações musicais ao longo dos próximos dez dias, shows com Marcelo Jeneci, Lurdes da Luz, grupo de Rock Panamericana, Seu Chico, além da chilena Ana Tijoux, uruguaios Buenos Muchachos, BNegão, Seletores de Freqüência.
 
Convidados da cidade representam os escritores do município como a Casa do Escritor, Academia Guarulhense de Letras e projeto Lê Guarulhos. 
 
A programação completa você encontra no site da prefeitura http://www.guarulhos.sp.gov.br/salaodolivro/
 
 

Posso ajudar?