Podemos dizer que Neílton Moura é um carioca da gema, mas que se auto intitula cidadão guarulhense em função de sua forte ligação com a cidade. Ex-atleta e agora instrutor ou professor de Atletismo, ele integra a comissão técnica da Seleção Brasileira da modalidade nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, que está previsto para começar no dia 5 de agosto. No entanto, apesar da preparação intensa, o técnico acredita que a missão dos representantes nacionais neste modelo de competição esportiva não será das mais fáceis.
“Agora nos unimos todos para apoiar quem estará lá numa missão muito difícil. Mas a sensação é a melhor possível, já que esta é a realização de um sonho desde os tempos de atleta e das salas de aula na universidade, mas nesta terceira, com o evento no País há um misto de alegria, principalmente por ter a possibilidade de qualificar atletas para os Jogos e o compartilhamento da tristeza de quem ficou muito perto e não conseguiu”, explicou o técnico da equipe de Atletismo de Guarulhos, Neílton Moura.
Integrante das delegações brasileiras nos Jogos de Beijing, na China, em 2008, e em Londres no ano de 2012, Neílton caminha para sua 3ª participação em Olimpíadas. Ele também revelou ter participado do processo de preparação do guarulhense Anísio Silva para os Jogos de Barcelona, na Espanha, em 1992, e Atlanta, nos Estados Unidos, quatro anos mais tarde. O professor e orientador se destaca na modalidade do Salto Triplo.
“Minha primeira foi a de Beijing-2008 acompanhando o atleta de Guarulhos Carlos Chinin, do Decatlo. Ao contrário da primeira, na segunda, em Londres, eu fui convocado como treinador pessoal e não como treinador oficial da delegação do COB. Tinha uma atleta do Salto Triplo, Keila Costa. Nesta, voltei a ser convocado para a delegação do COB e estarei com outra atleta do Salto Triplo, Núbia Soares, e também auxiliarei minha ex-atleta no salto em distância e triplo, Keila Costa”, explicou Neílton.
Sua história com a cidade de Guarulhos começou em 1995 com sua aprovação em um concurso público para exercer a função de professor de Educação Física. Entretanto, o histórico de Neílton não se resume apenas à sua contribuição ao Atletismo municipal, mas também cede ao município o talento de seu filho, que tem 21 anos e representa a cidade em competições nacionais, estaduais e internacionais.
Contudo, o integrante da Seleção Brasileira disse durante entrevista ao GuarulhosWeb, que os representantes nesta categoria irão continuar o seu processo de preparação na cidade de São Paulo. As provas de Atletismo estão previstas para serem disputadas a partir do dia 12 de agosto.
“A competição de Atletismo é longa dentro dos jogos e serão fases eliminatórias com semifinais e finais em 47 provas (24 masculinas e 23 femininas). As provas de Atletismo começam apenas no dia 12 de agosto, muito depois da abertura, e estarei envolvido com os saltos horizontais: distância e triplo no feminino. Para tentar isolar minha atleta e mantê-la focada, resolvemos não participar do desfile de abertura e concentrar nos treinamentos em São Paulo até alguns dias antes de sua participação”, concluiu.