Depois de, em parceria com a rede Aliança pela Infância, formar cerca de três mil educadores de 113 escolas da rede pública, a cidade de Guarulhos oferece, até 26 de maio, atividades em toda a cidade em comemoração à realização da quarta edição da Semana Mundial do Brincar.
Além da rede municipal de Educação Infantil, vão participar da Semana na cidade os programas Comunidade na Escola, que envolve os CEUs, e o Toque de Letra, uma ação conjunta das secretarias de educação e esportes no contraturno escolar, além dos 10 CEUs da cidade, o Fundo Social de Solidariedade do município e as secretarias de cultura e meio ambiente.
Além das atividades lúdicas, durante a Semana também serão realizados rodas de conversas, palestras e mobilizações. "Como a brincadeira é essencial para o lazer e fonte de prazer, proporcionamos, ainda, uma ampla reflexão sobre o tema para pais e educadores para favorecer a construção de uma infância digna", explica a gestora institucional da rede.
Várias outras organizações também se engajaram na SMB e organizam várias atividades. O Instituto Alana vai promover brincadeiras de rua no Jardim Pantanal e oferecer um auditório para um debate, no dia 24/5, com Rosane Almeida, do Instituto Brincante, Lucilene Silva , da OCA Associação Aldeia de Carapicuíba e Ana Leticia Albano UNICAMP, neste momento a reflexão será sobre os desafios do Brincar .
Outra atividade programada, desta vez para o dia 25/5, é o 3º Sábado Brincante da Luz e Lápis, que será realizado das 10h30 às 13h30 no Parque da Barragem de Guarapiranga. No GRAAC e no Hospital Samaritano de São Paulo, haverá contação de histórias para as crianças.
A maior parte da programação oferecida pela Semana Mundial do Brincar é gratuita e a ação conta com apoio institucional do Instituto C&A, Instituto Alana e da Associação Mahle.
Em 2012, 60 municípios do País realizaram atividades simultâneas durante a SMB, dos quais 15 capitais – o dobro comparado a 2011. No total, 76.242 pessoas participaram ativamente, sendo 57.571 crianças e 18.671 adultos. A expectativa é reunir, neste ano, 60 mil crianças e 30 mil adultos em 70 municípios do País.