Esportes

Guarulhos recebe encontro de Parkour no Bosque Maia

O guarulhense terá neste final de semana a oportunidade de lidar com formas variadas de superar, literalmente, qualquer obstáculo. Isso porque o Bosque Maia irá sediar o 9º encontro de Parkuor. A expectativa dos organizadores é de que estejam participando cerca de 3000 adeptos a modalidade de esportes radicais. O evento acontece das 9h às 19h no sábado e domingo.
 
De acordo com o diretor do evento, Thiago Tractiare, a estrutura montada tem capacidade para atender aproximadamente 3 mil pessoas. Ele também revelou que são esperados participantes de diversos estados como Bahia, Minas Gerais e Rio de Janeiro, além de representantes internacionais vindos da Argentina, Chile e França. O evento tem a chancela da APKSP (Associação Parkour de São Paulo).
 
O Parkuor é uma modalidade de esporte radical que se constitui de métodos específicos que tem como objetivo a transposição de obstáculos, por meio de acrobacias, além da inclusão de outras práticas como a capoeira. Ele também é de origem militar e se equivale ao Pentatlón praticado na França.  
 
Entretanto, o presidente da Apksp, Guilherme Salomão, aponta algumas divergências existentes entre os adeptos da modalidade quanto a inclusão da acrobacia em suas atividades. Entretanto, Salomão destacou alguns benefícios que a adesão do Parkuor pode proporcionar ao individuo quanto a sua prática. 
 
“Existe uma discussão na comunidade do Parkuor se as acrobacias fazem ou não parte das atividades da modalidade. Mas, todos os praticantes aprendem as acrobacias como modo de aprendizado de consciência corporal. O desenvolvimento mental para superação de obstáculos e outros aspetos da vida, além de ajudar a superar o medo. Esses são alguns benefícios do Parkuor”, encerrou.