Cidades

Guarulhos recicla menos de 1% do lixo produzido

No ano passado, das 365 mil toneladas de detritos; 1,76 mil foram destinadas à coleta seletiva

Das 90.000 toneladas de lixo produzidas no primeiro trimestre deste ano em Guarulhos, a cidade reciclou apenas 426,71 toneladas – o que representa cerca de 0,474% de materiais recicláveis. No ano passado, das 365.000 toneladas de lixo produzidas, 1,76 mil foram destinadas à reciclagem, isto é, 0,482%.

De acordo com a Secretaria Municipal de Serviços Públicos, de cada 1.000 toneladas de lixo produzidas diariamente na cidade, cerca de 45% corresponde a resíduos que podem ser reciclados.

"Nossa realidade mudou muito. Com a evolução da sociedade e o consumo de comidas rápidas, o que sobra efetivamente de lixo produzido em casa é o suficiente para encher uma pequena sacola, o restante é resíduo reciclável", ressaltou Wiliam Paneque, diretor-fundador do Instituto Recicla Cidadão.

Segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), estima-se que o Brasil perde cerca de R$ 8 bilhões por ano por deixar de reciclar os resíduos que poderiam ter outro fim, mas que são encaminhados aos aterros e lixões das cidades.

Posso ajudar?