Em Guarulhos 94 pessoas contraíram Caxumba – doença transmitida através da disseminação de gotículas, ou por contato direto com saliva de pessoas infectadas – este ano. A doença não é notificada individualmente, apenas em casos de surtos, que são considerados a partir de dois registros em um área onde não existem históricos. No último balanço da Secretaria Municipal de Saúde, divulgado nesta quinta-feira (21), foram notificados 28 surtos, dois a mais do que o último balanço encaminhado na ultima semana.
A prevenção da doença é feita através da vacinação aos 12 e 15 meses de vida. Caso uma pessoa seja afetada, ela não deve comparecer à escola ou ao trabalho após início da doença.
Em 2015, foram vacinadas 63.450 pessoas. Os dados de 2016 ainda não estão disponíveis, segundo a pasta, já que fazem parte de um calendário nacional de imunização, que é administrada rotineiramente em todas as UBS.
Os sintomas da doença são febre e aumento de volume de uma ou mais glândulas salivares. A transmissão da doença pode acontecer entre 6 e 7 dias antes das manifestações clínicas, até 9 dias após o surgimento dos sintomas. O vírus pode ser encontrado na urina até 14 dias após o início da doença.
Não existem tratamentos específicos os pacientes são orientados a fazer repouso, são medicados e devem ter acompanhamento.