Cidades

Guarulhos sediará encontro de Educação Ambiental entre os dias 12 e 14 de agosto

Evento precede a conferência Rio+20, prevista para maio de 2012

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente realizará entre os próximos dias 12 a 14 a 4ª edição do Encontro de Educação Ambiental, no Adamastor Centro. O evento tem como objetivo a criação de uma política de Educação Ambiental.

Nesta edição são presenças confirmadas o ambientalista Marcos Sorrentino, que foi diretor de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente de 2003 a 2008, além de participar, desde os anos 70, de entidades voltadas para o tema, e Mônica Simons, bióloga e veterinária que possui mais de 30 anos de experiência na área, além de ter integrado a equipe que gerenciou e organizou os trabalhos na 1ª Jornada Internacional de Educação Ambiental durante a Eco 92.

"O principal objetivo é qualificar a política municipal de educação ambiental. Para Guarulhos é importante, também, porque como começamos a Rio-92 queremos fazer parte da Rio+20", afirma Monica Simons.

Serão realizados debates, palestras, mesa-redonda, workshop, exposições, com a presença de representantes do Ministério do Meio Ambiente e de organizações ambientais internacionais.

Esta edição antecede a Conferência das Nações Unidas em Desenvolvimento Sustentável Rio+20, prevista para maio de 2012 – evento que, além de debater o Tratado de Educação Ambiental, tem a proposta de traçar um balanço preliminar das realizações e desafios da agenda socioambiental mundial.

O Grupo de Trabalho Intersetorial de Educação Ambiental (GTIEA), regulamentado por decreto, em abril, será lançado em breve com a finalidade de promover ações de educação ambiental no município. Entre as demandas que surgiram a partir dos debates intersetoriais estão à implantação de coleta seletiva, incentivo aos projetos de educação ambiental nas comunidades, form ação de educadores ambientais populares, entre outras.

Além disso, o Centro de Educação Ambiental (CEA) do parque City Las Vegas ganhará um Centro de Referência da População Indígena onde acontecerão oficinas, palestras, apresentações culturais e encontros indígenas.

Posso ajudar?