Opinião

Guarulhos terá 14,1% mais eleitores neste ano

Quem busca um lugar na Câmara Municipal de Guarulhos neste ano terá um contingente de 14,1% de eleitores a mais do que em 2008, data da última disputa para o Legislativo Municipal. Naquele ano, perto de 500 candidatos saíram em busca do voto de pouco mais de 720 mil guarulhenses. Desta vez, o número de candidatos ainda não está definido. Porém, já se sabe que as 34 cadeiras de vereadores serão ocupados por quem se der melhor perante o voto de 825.260 eleitores.


 


São 102.260 votos a mais de pessoas que, ou pela primeira vez na vida ou na cidade, terão o direito de escolher seus representantes no Legislativo. Do atual mandato, a ampla maioria vai buscar a reeleição. Alguns poucos nomes desistirão da empreitada por motivos diversos, como problemas de saúde, busca por outros projetos pessoais e, raro, até por desilusão pelo mandato público. Uma meia dúzia, porém, ensaia voos maiores, tentando se habilitar dentro de seus partidos o direito de buscar uma vaga como candidato a prefeito ou mesmo a vice.


 


Neste time jogam o ex-presidente da Câmara Municipal, Alan Neto (DEM), Eduardo Kamei (PTB) e com menores chances Wagner Freitas (PP). Mas há ainda alguns como o atual mandatário da Casa, Eduardo Soltur (PSD), e Guti (PV), além de Helena Senna (PSC), cogitados para serem os vices de algumas pré-candidaturas já consolidadas, como do atual prefeito Sebastião Almeida (PT), que buscará a reeleição, do presidente do PSDB municipal, Carlos Roberto (PSDB), e do ex-prefeito Jovino Cândido (PV).


 


No atual tabuleiro eleitoral, chama a atenção o número de eleitores que cresce bastante em bairros distantes da região central, onde – em tese – diversos candidatos locais montam suas bases eleitorais, o que pode revelar nomes novos no cenário político de Guarulhos. Por exemplo, 157.115, eleitores Há mais 111.922 eleitores nos Pimentas, a zona eleitoral mais nova da cidade. Ou seja, se a população destes bairros escolher pessoas da própria região como seus representantes, poderá ocorrer uma grande renovação na Câmara.

Posso ajudar?