Agosto, conhecido popularmente como mês do cachorro louco, termina em Guarulhos – mais uma vez – sem a esperada campanha de vacinação contra a raiva. Segundo o Centro de Controle de Zoonoses da Prefeitura de Guarulhos, o atraso ocorre em todos os municípios do estado de São Paulo. O motivo se deve ao atraso na entrada das doses no Brasil. Segundo o Instituto Pasteur, isso somente deverá ocorrer a partir de setembro.
Por conta disso, o Ministério da Saúde emitiu ofício circular informando que na medida em que as doses chegarem ao país elas serão entregues para os estados de acordo com critérios de risco epidemiológico. Ou seja, serão priorizados os estados e municípios com risco iminente de transmissão da raiva, considerados aqueles com casos notificados de raiva humana ou canina, áreas de difícil acesso na região amazônica e territórios de fronteira com a Bolívia e o Paraguai.
Os primeiros estados a receber as doses da vacina contra a raiva serão: Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Acre, Rondônia, Amazonas, Roraima e Amapá. São Paulo, como não se enquadra nos critérios de risco epidemiológico definidos pelo Ministério da Saúde, não está entre os estados prioritários para receber a vacina no mês de sua chegada ao país.
Em Guarulhos, a previsão é que a campanha de vacinação animal tenha início no dia 3 de novembro próximo e se estenda até 2 de dezembro, com a instalação de postos em todos os bairros do município e ampla divulgação das datas para a população. Deverão ser imunizados todos os cães e gatos acima de três meses de idade, inclusive as fêmeas em período de gestação ou amamentação.