Cidades

Prefeitura anuncia criação de Parque dos Romeiros em Bonsucesso

Durante o encerramento da 274ª Festa em Louvor a Nossa Senhora do Bonsucesso, na noite deste domingo, 30, o prefeito Sebastião Almeida anunciou mais um local de lazer na cidade: o Parque dos Romeiros. Na ocasião, Almeida também inaugurou o Centro de Cultura Popular Carpição, que terá cursos gratuitos à comunidade.
 
Conforme salientou o prefeito, o Parque dos Romeiros – a ser implantado na área circunvizinha à capela de São Benedito – será um parque público e espaço permanente para os romeiros que vêm prestigiar a Festa de Bonsucesso. “Muita gente que vinha a cavalo e charrete deixou de vir para cá porque não havia lugar para colocar os animais. Agora, esta área poderá ser utilizada para estes romeiros fazerem suas refeições e também para colocarem seus cavalos e charretes”, explicou Almeida.
 
O parque será administrado pelas secretarias de Meio Ambiente e Cultura. “Haverá um espaço de caminhada; um bosque para as pessoas se exercitarem. Trata-se de um novo local que irá compor o sistema de parques da cidade, havendo comidas típicas e uma estrutura para abrigar eventos culturais, sobretudo os de cultura de raiz”, afirmou o secretário de Cultura, Edmilson Souza.
 
Centro de Cultura Popular
 
Homenageando o catireiro Oliveira Alves Fontes, o Centro de Cultura Popular Carpição, implantado no imóvel na Praça de Bonsucesso, é uma parceria entre a Secretaria de Cultura e o Instituto Marungo.  “Este espaço vai ser uma espécie de museu da música sertaneja. A partir de agora, sempre que alguém quiser pesquisar sobre música vai ter um lugar em Bonsucesso”, salientou o prefeito Almeida, após assinar o decreto que institui o espaço.
 
Filho do cantor Tinoco, da dupla Tonico & Tinoco, o secretário-adjunto de Assuntos Jurídicos, Jorge Carniti, doou um chapéu do pai para fazer parte do acervo do Centro de Cultura Popular Carpição. “Este é um espaço que Bonsucesso precisava e que fico muito feliz em participar da inauguração. Pouco antes de morrer, meu pai chegou para mim e falou que queria morar em Guarulhos. Ele tinha Guarulhos no coração. Mas, Deus o recolheu antes e não deu tempo de mudar-se para cá”, contou Carniti, antes de pedir o tom e cantar, acompanhado pela Orquestra de Violeiros Coração da Viola, um dos grandes sucessos de Tonico & Tinoco, Chico Mineiro.
 
O Centro de Cultura Popular Carpição desenvolverá atividades gratuitas como encontros e rodas de cultura popular, além de aulas de viola caipira, violão, catira, sanfona e culinária típica.
 

Posso ajudar?