Cidades

Guarupass utiliza arte contra dengue, zika e chikungunya

O Brasil tem enfrentado uma de suas mais duras batalhas contra o Aedes Aegypti, em 2016. Além da dengue, agora o mosquito transmite o zika vírus e a chikungunya, duas graves doenças que estão engordando o quadro epidêmico em todo o país. É consenso entre especialistas e órgãos oficiais que uma das formas mais eficazes de combate é alertar a população para acabar com os criadouros do inseto.
 
Por este motivo, a Guarupass (Associação das Concessionárias de Transporte Urbano de Passageiros de Guarulhos e Região) decidiu abordar a questão de forma diferente, e começa a utilizar a arte na luta contra o Aedes em Guarulhos. De 19 de abril a 18 de maio, um grupo de atores dirigido por Fernando Lyra Júnior encenará uma peça nos principais pontos, terminais e dentro dos próprios ônibus, locais em que os atores irão interagir com os usuários.
 
Em dois intervalos distintos (10h às 11h30 e 13h às 14h30), os passageiros poderão presenciar um diálogo bem humorado entre uma grávida e o mosquito, que revela de maneira lúdica como as doenças são propagadas e a forma de combatê-las. Não deixar água parada nos vasos das plantas, pneus, garrafas e outros recipientes, tampar caixas d’água e fazer uso de repelentes são alguns exemplos ilustrados pela apresentação.
 
A ação foi feita em conjunto com as empresas responsáveis pelo transporte municipal e com as que atendem as linhas metropolitanas. “A iniciativa é muito boa, pois o teatro consegue conversar em um formato criativo com as pessoas, prendendo a atenção do público à mensagem que está sendo passada”, destaca Lyra.
 
Na ocasião, os atores também distribuirão folhetos informativos para a população. No mesmo dia, os ônibus estarão com a parte traseira adesivada, trazendo dicas de como se prevenir. “Combater a dengue, zika e chikungunya é uma tarefa conjunta, que deve ser encabeçada por toda a sociedade. A Guarupass e as empresas que atendem o município querem fazer sua parte atacando o problema de modo criativo e com mensagens claras, por isso pensamos e estamos efetivando ações com esse objetivo”, argumenta o diretor executivo da entidade, Márcio Roberto Pacheco.
 
 

Cronograma das apresentações

 

Abril

Maio

Local

19

20

25

26

27

2

3

4

9

10

11

16

17

18

Terminal Pimentas

X

 

 

 

 

 

 

 

X

X

 

 

 

 

Terminal São João

 

X

 

 

 

 

 

 

 

 

X

X

 

 

Terminal Taboão

 

 

X

 

 

 

 

 

 

 

 

 

X

 

Terminal Cecap

 

 

 

X

 

 

 

 

 

 

 

 

 

X

Terminal Vila Galvão

 

 

 

 

X

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ponto final Primavera

 

 

 

 

 

X

 

 

 

 

 

 

 

 

Ponto final Cocaia

 

 

 

 

 

 

X

 

 

 

 

 

 

 

Transdutra (linha 115 e 537)

 

 

 

 

 

 

 

X

 

 

 

 

 

 

 

Endereços

  • Terminal Urbano Pimentas – Estrada Presidente Juscelino K. de Oliveira, 4509
  • Terminal Urbano São João – Estrada Guarulhos-Nazaré – s/n – Jd. São João
  • Terminal Metropolitano Taboão – Av. Natalia Zarif, 59 – Taboão
  • Terminal Metropolitano Cecap – Confluência das Avenidas Monteiro Lobato e Tancredo Neves
  • Terminal Metropolitano Vila Galvão – Rua Cristina, 1 – Jd. Alice
  • Ponto final Primavera – esquina das ruas Reta e Granito (em frente ao Clube do Sindicato dos Metalúrgicos)
  • Ponto final Cocaia – Rua Dr. Ricardo Ferreira dos Réis, 256 – Ônibus intermunicipais
  • Ônibus de Arujá – Praça Padre Conrado Sevilla (Jardim Santa Mena)

Elenco: Rosana Bezerra de Mendonça, Danilo Felix Nogueira, Vinicius Augusto de Oliveira Souto e Sabrina Paixão Araújo Pereira.

Roteiro e direção: Fernando Lyra Júnior

 

Posso ajudar?