Após suspender as seleções de restaurantes no fim de 2020, o <i>Guia Michelin</i> está de volta ao Brasil. De acordo com anúncio da empresa na manhã de segunda-feira, 28, o guia retomará as atividades nas cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo, suspensas no final de 2020. As novas seleções de restaurantes das duas cidades serão apresentadas em março de 2024, em data ainda a ser divulgada.
"As inspetoras e os inspetores do <i>Guia Michelin</i> já começaram a voltar a esses bons restaurantes e agora estão ansiosos para revelar sua próxima edição em março de 2024", disse, por meio de nota, Gwendal Poullennec, diretor internacional do <i>Guia Michelin</i>.
A retomada das atividades do guia no Brasil conta com o apoio da Prefeitura do Rio e de São Paulo, por meio de suas Secretarias de Turismo.
Todas as recomendações gastronômicas do <i>Guia Michelin</i> das duas capitais serão atualizadas exclusivamente em formato digital no site e no aplicativo gratuito do guia. De acordo com a empresa, os restaurantes recomendados serão selecionados de forma independente pelas inspetoras e inspetores do Guia Michelin, seguindo a metodologia histórica e universal, utilizada pela primeira vez no Brasil em 2015.
<b>1900</b>
O <i>Guia Michelin</i> foi publicado pela primeira vez em 1900 por André Michelin, fabricante de pneus, que queria promover o turismo para o mercado automobilístico que estava em ascensão. Os restaurantes avaliados podem ter até três estrelas.