O prefeito eleito Guti (PSB), que toma posse no próximo dia 1º, às 16h, em solenidade que será realizada no Paço Municipal, anunciou nesta sexta-feira, 23, os nomes que faltavam para compor o primeiro escalão de sua administração. Ele conseguiu reduzir de 32 para 20 pastas, integrando diversas coordenadorias numa nova Secretaria, a de Direitos Difusos, cujo titular é o único ainda não anunciado.
Guti escalou seu vice, Alexandre Zeitune (Rede), para comandar uma das secretarias mais fortes da administração, a de Educação, Cultura, Esportes e Lazer que, como a nova nomenclatura diz, integra as pastas de Cultura e Esportes, que tinham secretarias próprias.
Desde o primeiro anúncio, realizado no dia 1º de dezembro, o novo prefeito demonstrou que preferiu privilegiar nomes técnicos para ocupar os cargos de primeiro escalão, sem grandes interferências do meio político partidário. A prática seguiu o discurso da campanha, quando ele garantiu que implantaria em Guarulhos a nova política.
Desta forma, Guti – amparado pelos quase 500 mil votos que obteve nas urnas em 30 de outubro – evita a velha política do “toma cá da lá”, em que motivações partidárias dão o tom das escolhas. Neste sentido, ele espera obter uma boa base de apoio na Câmara Municipal a partir dos interesses da população e não dos políticos.
Durante o anúncio dos últimos quatro secretários nesta sexta-feira, Guti enfatizou que pretende dar uma nova cara para Guarulhos em seis meses. “Nós falamos que precisamos de 100 dias para colocar a casa em ordem. Mas isso não significa que vamos resolver todos os problemas. Esse período será necessário para nós nos situarmos sobre a verdadeira situação das contas públicas a fim de trabalhar efetivamente pelo município. Acredito que em seis meses começarão a aparecer os primeiros resultados”.
Veja como ficou o primeiro escalão do governo Guti:
Chefia de Gabinete – Jurandir Pereira
Morador de Guarulhos há 28 anos, Jurandir Pereira construiu toda a sua trajetória profissional na iniciativa privada. No ano de 2009, ingressou na política como assessor do vereador Guti, chegando a ocupar o cargo de Chefe de Gabinete.
Secretaria de Governo – Carlos Soler
Carlos Eduardo Soler é formado em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP) e atua há mais de 15 anos na iniciativa privada, no comércio e na prestação de serviços. Coordenou a equipe de transição de governo, indicada pelo prefeito eleito.
Secretaria da Saúde – Dr. Roberto Lago
Formado pela Faculdade de Ciências Médicas de Santos e Doutorado pela Faculdade de Medicina da USP, o Dr. Roberto Lago é especialista em cirurgia geral, cirurgia vascular e medicina intensiva. Dr. Lago já ocupou o cargo de secretário da Saúde de Guarulhos, Superintendente do INAMPS para o Estado de São Paulo, diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de Mogi das Cruzes e Coordenador da Unidade de Terapia Intensiva do Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo.
Secretaria de Desenvolvimento Urbano – Jorge Taiar
Jorge Taiar é formado em Administração de Empresas pela FIG – Unimesp e integra o quadro associativo da ACE – Guarulhos desde 1997, onde já ocupou os cargos de diretor e vice-presidente do comércio. É reconhecido por importantes conquistas em prol da classe empresarial de Guarulhos
Secretaria de Assuntos Jurídicos – João Carlos Pannocchia
João Carlos Pannocchia nasceu em Guarulhos e atua como advogado desde 1984. É formado pela Faculdade de Direito das Faculdades Integradas de Guarulhos, atual FIG-UNIMESP, e pós-graduado pela Universidade Mackenzie. Foi Procurador do município de Guarulhos, Procurador Chefe da Procuradoria de Assistência Judiciária Cível, Procurador Chefe da Procuradoria Judicial e Consultor Jurídico. Atuou como Secretário de Assuntos Jurídicos na Câmara Municipal de Guarulhos, ocupou a presidência da 18ª Turma Disciplinar do Tribunal de Ética e Disciplina da Ordem dos Advogados do Brasil, foi Conselheiro Estadual na Seccional Paulista da Ordem dos Advogados do Brasil, diretor do Colégio Integrado de Guarulhos e leciona há 26 anos no Centro Universitário FIG-UNIMESP.
Secretaria de Assistência Social – Arão dos Santos Silva
Arão é formado em Direito pela Universidade Cruzeiro do Sul e licenciado em Pedagogia pela Universidade Metodista de São Paulo. É pós-graduado em Direito Tributário na LFG e cursou Extensão Universitária de Criminologia pelo Instituto Brasileiro de Ciências Criminais – IBCCRIM. Arão presidiu associações beneficentes com atividades voltadas à recuperação e formação de jovens e adolescentes.
Secretaria de Comunicação – Rodrigo Buffo
Formado em Jornalismo pela Universidade Guarulhos (UnG) e Marketing pela Faculdade Eniac, Rodrigo Buffo possui experiência em assessoria de imprensa, gestão de crise e coordenação de equipes. Buffo foi redator da Folha Metropolitana e também de agências de marketing digital e start-ups. Coordenou o núcleo de comunicação, internet e redes sociais da campanha eleitoral de Guti e Zeitune.
Secretaria de Trânsito e Transportes – Giuliano Locanto
Graduado em Direito pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), Giuliano Locanto possui grande experiência em prestação de serviços para diversos setores da infraestrutura de transportes. Atuou em processos de fusão, aquisição, cisão, administração de contratos e desenvolvimento de novos negócios com empresas como Viação Cometa, Viação Bonavita, Viação São Geraldo, Empresa Itamaraty, entre outras. Foi assessor parlamentar do, até então, vereador Guti e Consul honorário de São Vicente e Granadinas no Brasil. Cursou Gestão Estratégica com foco em Administração Pública, Direito Administrativo para Gerentes do Setor Público no Instituto Saberes do Senado Federal e também Análise de Sistemas de Transporte na PUC-Chile, Management of Urban Infastructure na École Polytechnique Fêdérale de Lausanne, entre outros.
Secretaria do Trabalho – Telma Cardia
Formada em Direito pela Universidade Guarulhos (UnG), com especialização em Direito do Trabalho, Telma Maria Cardia foi juíza classista na 7ª Junta de Conciliação e Julgamento – Vara do Trabalho – em Guarulhos. Moradora da cidade há 49 anos, é presidente do Sindicato dos Frentistas de Guarulhos e Região pelo terceiro mandato consecutivo, tendo sido a primeira mulher a presidir um sindicato no município. Telma Cardia também é participante ativa do Conselho Comunitário de Segurança (CONSEG).
Secretaria de Finanças – Peterson Ruan
Peterson Ruan Aiello do Couto Ramos, bacharel em Direito pelo Centro Universitário de Araraquara, pós-graduado em Direito Público e também em Direito Administrativo e Constitucional pela Escola Paulista de Direito (EPD), é advogado na área do Direito Eleitoral e Administrativo/Contas Públicas e já atuou como Secretário de Assuntos Jurídicos do Município de Cajamar. Cursou Controle Interno e Externo da Administração Pública, pela Sociedade Brasileira de Direito Público (SBDP), Gestão de Pessoas pelo Zênite, Contas Públicas pela Escola de Contas do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo – TCE/SP e Seminário Internacional de Combate à Corrupção, entre outros. Durante 3 anos trabalhou como Conciliador no Juizado Especial Cível – Comarca de Araraquara, atuou como assessor jurídico de gabinete na Secretaria de Serviços da cidade de São Paulo e no Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo – IPEM/SP. Peterson foi membro titular do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e Adolescente (CONDECA), membro Efetivo da Comissão dos Direitos Infantojuvenis no biênio 2014/2015 da OAB/SP e diretor jurídico do departamento de Análise e Gestão de Processo.
Secretaria de Segurança Pública – Gilvan Passos
Vereador reeleito, Gilvan Passos é bacharel em Direito e serviu a aeronáutica e ingressou na Polícia Militar do Estado de São Paulo em 1988 permanecendo por 15 anos de atuação. Como vereador foi a utor da lei que criou o Fundo Municipal de Segurança Pública, cujo objetivo é dar suporte à manutenção de infra-estrutura para a administração e controle da segurança pública em Guarulhos, seja ela da Policia Civil, Militar e da Guarda Civil Municipal. No ano de 2015 recebeu a Medalha Brigadeiro Tobias do Comando Geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo, a mais alta Condecoração da Polícia Militar.
Secretaria de Desenvolvimento Científico Econômico Tecnológico e Inovação – Rodrigo Barros
Empresário, comunicador, palestrante e escritor, Rodrigo Barros é um dos mais expressivos empreendedores da cidade de Guarulhos. Foi o idealizador da revista Segredo do Sucesso, proprietário da Manjar Films e da Rob Mídia, apresentador de TV e empreendedor no Vale do Silício, quando lançou o programa HandsOn.TV.
Secretaria de Habitação – Valdemar Tenório de Lima
Valdemar Tenório é formado em Direito pela Universidade de São Francisco e pós-graduado em Direito do Trabalho e Direito Previdenciário pela Universidade Gama Filho. foi consultor do programa Cidade Legal, que trata sobre regularização fundiária do Estado de São Paulo.
Secretaria de Serviços Públicos – Loredana Glasser
Loredana Glasser é formada em Letras e empresária da industria há 46 anos. Hoje, pelo segundo mandato, ocupa o cargo de presidente da Asec. É também secretária geral da Agende e conselheira do Sesi e Senai de Guarulhos.
Secretaria de Obras – Linaldo Hitoshi Koga
Linaldo Hitoshi Koga é graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade Farias Brito. Atuou na Secretaria de Habitação de São Paulo e também na Secretaria de Planejamento de Guarulhos, sempre ocupando o cargo de arquiteto.
Linaldo tem especialização em renovação de centros urbanos, direitos urbanísticos e planos diretores.
Secretaria de Administração e Planejamento – Nilson Gonçalves
Formado em Administração de Empresas pela Universidade São Judas Tadeu (USJT) e em Direito pelas Faculdades Integradas de Guarulhos (FIG), Nilson Gonçalves é pós-graduado em Administração de Negócios pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e em Planejamento pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Nilson já ocupou o cargo de assistente comercial da J.B. Duarte, foi gerente de operações do Banco Bradesco e gerente de produtos na Maferg Brasil. É professor de inglês e hoje atua como advogado e presidente do Instituto Nacional de defesa do Consumidor (Idecon).
Secretaria do Meio Ambiente – Cláudio Sergio Ribeiro Dias
Graduado em Engenharia Ambiental pela Universidade São Marcos, Cláudio Dias trabalhou na Indústria Mecânica e de Eletroeletrônicos por 10 anos. Capacitado em perícia judicial ambiental pela SINDUSCON, atualmente é sócio gestor na Dias Ambiental, possui grande experiência em consultoria e no desenvolvimento de atividades voltadas ao licenciamento ambiental de empreendimentos habitacionais, industriais, comerciais e outros segmentos.
Secretaria de Educacao, Cultura, Esporte e Lazer – Alexandre Zeitune
Bacharel em Direito pela Universidade Guarulhos (UnG), pós-graduado em Direito Empresarial, Direito do Trabalho e Direito Civil, com Extenção em Políticas Públicas, Alexandre Zeitune é mestre em Direito Coletivo e Difuso, e hoje atua como advogado e professor universitário. Foi membro diretor executivo da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Guarulhos, diretor da Secretaria de Turismo da Prefeitura de Guarulhos, diretor do PROCON e gestor na Escola de Governo de Guarulhos. Zeitune presidiu o Conselho Municipal de Turismo de Guarulhos e coordenou o Fórum Metropolitano de Turismo Região Norte. Foi, ainda, diretor pedagógico do Instituto de Educação e Cidadania, e diretor Jurídico da Câmara Municipal de Itaquaquecetuba.
Diretoria de Cultura – Adalmir Abreu
Diretoria de Esportes – Professor Tom
OUTRAS PASTAS
Coordenadoria da Defesa Civil – Coronel Waldir Pires
Graduado em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública pela Academia de Polícia Militar do Barro Branco (APMBB), em Ciências Jurídicas e Sociais pelas Faculdades Integradas de Guarulhos (FIG) e Engenharia Civil pela Universidade Guarulhos (UNG), o Coronel Pires é Mestre em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública pelo Centro de Altos Estudos de Segurança "CEL Nelson Freire Terra" (CAES), além de especialista em mergulho autônomo e salvamento em altura. Waldir foi Tenente no Comando de Força de Patrulha, instrutor da Escola de Formação de Soldados, Comandante de Grupamento de Bombeiros, Chefe de Seção da Defesa Civil do Estado de São Paulo. Atualmente, é o Comandante do 5º Grupamento de Bombeiros responsável pelos Municípios de Santa Isabel, Arujá, Guarulhos, Mairiporã, Franco da Rocha, Caieiras, Francisco Morato e Cajam.
Controladoria Geral – Edmilson Pereira Bruno
Formado em Direito pela Universidade Mackenzie, Edmilson Pereira Bruno tem 31 anos de polícia, sendo 20 delegado federal. Concluiu o MBA em gestão e políticas de segurança pública pela Faculdade Getulio Vargas. Bruno também atuou na Delegacia de crimes fazendários; Delegacia de estrangeiros; Delagacia de crimes políticos; Delegacia de crimes financeiros e Delegado do Aeroporto de Guarulhos.
AGRU – Dr. Airton Trevisan
Formado em Direito pelas Faculdades Integradas de Guarulhos (FIG), Dr. Airton Trevisan é também pós-graduado em Processo Civil pela PUC-SP. Durante 18 anos lecionou a matéria de Direito na FIG e presidiu por dois mandatos a OAB Guarulhos e Conselheiro. Foi, ainda, vice-presidente e diretor jurídico da Associação Comercial Empresarial (ACE).
Superintendência do Saae – Francisco Carone
Francisco Carone é engenheiro civil formado pelo Instituto de Ensino de Engenharia Paulista (IEEP) e atuou em grandes empresas da área, como SETEPLA Tecnometal Engenharia, SEEBLA Serviços de Engenharia Emílio Baumgart, Companhia Energética de São Paulo (CESP), Vector Engenharia e Construções, SQG Empreendimentos e Construções, Algibi Eireli, além da Prefeitura de São Paulo. Francisco também foi professor na Universidade Guarulhos (UnG) entre 1990 e 2001, quando lecionou a disciplina Estruturas de Concreto e Materiais de Construção.
Presidência da Proguaru – José Roberto Vomero
José Roberto Vomero é formado em História pela Universidade de São Paulo (USP), pós-graduado em Administração de Empresas e, atualmente, cursa MBA em Finanças pela Faculdade Getúlio Vargas (FGV). Com 38 anos de experiência em sistema financeiro, Vomero atuou 25 anos no Banco do Brasil, onde ocupou o cargo de gerente geral.
Presidência do IPREF – Eduardo Kamei
O ex-vereador Eduardo Kamei é formado em Administração de Empresas, Direito pela FIG-Unimesp, Empreendedorismo pela Babson College, pós-graduado em Administração Hospitalar pelo IPEP, em Captação de Recursos para Municípios pela Faculdade Getúlio Vargas (FGV) e MBA em Gestão pela USP. Kamei foi diretor e conselheiro do Grupo Carlos Chagas, diretor do Hospital Municipal de Urgências (HMU) e membro do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa.
Secretaria de Direitos Difusos
(Otitular só será divulgado quando a pasta for evetivamente criada a partir de uma lei que o novo prefeito encaminhará à Câmara Municipal)
– Juventude: Erick Watanabe
– Igualdade Racial: Anderson Guimarães
– LGBT (novo): Ana Marques
– Causa Animal (novo): Andrea Viegart
– Políticas para Mulheres: Verinha Souza
– Pessoas com Deficiência: Toninho Messias