Estar à direção de um Camaro deve ser o sonho de 10 entre 10 aficcionados por automóvel. Impossível não sentir algo a mais no controle desta máquina que caminha para 50 anos de história. Esta versão 2014, avaliada pelo GWEB TV, fala muito alto com seu motor V8 de 6,2 litros e 406 cavalos de potência. E não tente ficar fazendo contas para falar em custo benefício. Neste caso, o maior benefício não passa por cifras: é o prazer.
Por pouco mais de R$ 210 mil, o Chevrolet Camaro SS ainda é uma daquelas máquinas que “causam” por onde passa. A linha 2014, com algumas mudanças na frente e traseira, faz as pessoas virarem os pescoços quando ele passa pelas ruas. As mudanças superam os detalhes. O design está renovado com o mesmo motor V8 6.2L Small Block e a transmissão de seis velocidades GR6 que garantem a performance de grande sucesso.
Ele tem nova e maior grade frontal, que favorece o fluxo de ar. A adição de saída de ar no capô, melhora a exaustão de calor, e o novo parachoque compõe o visual da frente do Camaro. Novo difusor de ar, aerofólio e lanterna compõem o design da traseira do superesportivo.
Internamente o Camaro recebe bancos com regulagem elétrica, e as laterais das portas ganharam iluminação em LEDs na cor ice blue. Os mostradores do painel, a projeção de dados no para-brisa, bem como os mostradores no console central, apresentam um visual retrô e sofisticado ao mesmo tempo.
Dentro de um Camaro a experiência é única, desde o momento que se a aciona a partida. De imediato, ouve-se o motor, aquele som grave característico V8 6.2L Small Block, que supera as expectativas do motorista. O painel de instrumentos e os diversos mostradores do console se iluminam, ganhando vida e complementando a experiência de dirigir o Camaro.
Numa estrada, em condições especiais, o mais gostoso é pisar. A arrancada é imediata e o carro avança de uma só vez para a casa dos 130, 140 km/h em pouquíssimos segundos. Daí para os 200 km/h no velocímetro é quase um piscar de olhos. Na cidade, por ser um superesportivo, não espere tanto conforto. Ele naturalmente é mais duro e reage aos solavancos das péssimas condições de nossas ruas e avenidas. .
Vale lembrar que Camaro 2014 recebeu o sistema de multimídia Chevrolet MyLink, que permite trazer aplicativos do celular para dentro do veículo, além de fazer ligações telefônicas via Bluetooth. O sistema de áudio ainda conta com um sistema premium sound de 245 watts que conta com nove alto-falantes..
Um outro item muito importante é o Head-Up Display (HUD), um sistema que projeta algumas informações no para-brisa do veículo. A ideia é a de que, em um veículo superesportivo, o motorista não desvie o olhar da estrada, por isso as informações ficam projetadas diretamente para-brisa.
Passados alguns dias com o Camaro, é hora de acordar do sonho e voltar à realidade.
A história do ícone
A primeira geração do Camaro foi apresentada em 1966, já como modelo 67. Ele começou a ser vendido nos Estados unidos em 29 de setembro de 1966. Ele teve oito diferentes opções de motor. Duas delas, de seis cilindros em linha e as outras seis todas V8, partiam de 3.8 litros e chegavam até impressionantes 7.0 litros. Ele era comercializado em três diferentes versões, a RS, a SS e a Z28, mais esportiva ainda. Em seu primeiro ano de vida, o Camaro vendeu 100.255 carros. A primeira geração do Camaro foi vendida até 1969, totalizando quase 270.000 esportivos vendidos em apenas três anos de venda. Um verdadeiro sucesso.
A segunda geração foi introduzida em fevereiro de 1970 e foi produzida até o modelo de 1981. Ela chegava com um novo visual, ainda mais marcante para a época, que ainda receberia alterações estéticas nos modelos 1974 e 1978. Em relação a primeira geração, o Camaro foi fortemente remodelado, ficando maior e com um novo estilo. O esportivo ainda era vendido em três diferentes versões, a RS, SS e Z28. Esta última, foi descontinuada com o ápice da crise do petróleo, no final de 1974, mas voltaria com força total, em 1977. A segunda geração do Camaro estreou, em 1980, um novo motor: o V6 de 3.8 litros, em substituição ao de seis em linha, de 4.1 litros.
Em 1982, a Chevrolet apresentava a terceira geração do Camaro. Totalmente remodelada, ela inaugurava também a era dos motores com injeção eletrônica de combustível. Além de mais moderno, o Camaro também passou por um forte regime: ele estava 227 quilos mais leve que o modelo anterior.